domingo, maio 21, 2006

Hermann Hesse... sonhos de final de adolescência


Não podia deixar de incluir este escritor nos "Senderos", pois, a páginas tantas da minha vida, as suas palavras foram fundamentais para a minha formação humana. Dessas palavras destaco uns bons parágrafos de "Minha Fé" que ainda hoje figura perto da minha cabeceira e alimenta muito do meu imaginário espiritual. Recomendo vivamente, a par de "Siddharta", um sonho que marcou o final anunciado de uma adolescência.
Eis uma "short" biografia:
"Escritor alemão., de família pietista, ainda jovem rebela-se contra a rigidez religiosa e foge de casa. Instalado em Basileia, naturaliza-se suíço. Em 1899 publica o seu primeiro livro de poemas e, em 1904, um romance, «Peter Camenzind». Em 1911 realiza uma viagem à Índia, transcendental para a sua formação. A influência da sabedoria oriental aparece em «Demian» e «Siddhartha», em que Hesse afirma a vontade de um desenvolvimento equilibrado. Em «O Lobo das Estepes» mostra a existência, no ser humano, da alma do homem e da alma do lobo, do humanismo e da crueldade. De fora da Alemanha luta contra o regime nazi. O seu espírito, de um pessimismo atormentado, serve-se do misticismo oriental para colocar a si próprio as contradições da vida burguesa. Em 1946 recebe o Prémio Nobel de Literatura."

Sem comentários: