segunda-feira, janeiro 29, 2007

Baby Did A Bad Bad Thing


Como a maioria dos filmes de Kubrick, a banda sonora baseia-se em músicas já existentes e não compostas para o efeito, no entanto, o contributo de Jocelyn Pook é bastante interessante, especialmente quando podemos visionar o filme e algumas das suas cenas marcantes e enigmáticas.
Chris Isaak e a sua "Baby Did a Bad Bad Thing" vale a pena por tudo o que tem de proscrito e desejável... lembremo-nos de Cruise e Kidman... enfim, é um álbum interessante de um filme que creio que muita gente não entendeu... Nunca tinha ouvido a banda sonora com muita atenção, mas acho que vale a pena.

O Cónego de Castelo de Vide excumunga automaticamente... quem manda na cabeça e na barriga...


Já estou farto deste debate que assola Portugal nos últimos meses. Ambas as partes não dignificam nada a discussão de um problema tão complexo como o da IVG. Há gente que excomunga com a "graça" (ou desgraça) de Deus e outros que apelidam os contrincantes de "medievais hipócritas", gritando que na barriga da mulher manda ela... O pior é que há dinheiros públicos no meio disto, apesar de muitos afirmarem que não.
Vou votar que sim, por uma questão de livre-arbítrio, mas não me revejo em nenhum dos movimentos que detêm maior mediatismo...
Tolerância é algo que, de um lado e outro, falta e instituições como a Igreja Católica e partidos políticos, a favor e contra, deviam ter cuidado com posições extremadas que alguns dos seus membros tomam...
Pelos vistos eu e outros como eu vamos "arder no inferno" das excumungações de um cónego que está a 30km de mim, em Castelo de Vide... será que o Papa vai assiná-la? É sempre bom ter uma "bula papal", dá estatuto, e em terra de hereges quem tem bula tem cunha!
Saravá

terça-feira, janeiro 23, 2007

A TLEBS


Desculpem mas não resisti em publicar o novo português que vai entrar em vigor nomeadamente a TLEBS. Nem os professores concordam, nem os linguistas percebem, nem os alunos se entendem!

Deve ser engraçado um professor de português estar a ensinar algo que não concorda!

Era como o de Matemática estar a ensinar o teorema de Pitágoras numa superferfície esférica mas que não concorda pois este só se aplica na geometria euclidiana! Deve ser engraçado!!

Aqui fica um cartaz da TLEBS!!

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Senhora da Rocha


No magnífico promontório da Senhora da Rocha no concelho de Lago - Algarve, situa-se a Capela da Nossa Senhora da Rocha, excelente cartão de visita desta zona de veraneio. Dizem os mais velhos que a imagem da Nossa Senhora, misteriosamente, ali apareceu sobre o rochedo e como sinal de agradecimento às gentes daquela povoação decidiram erguer o pequeno templo de fé em sua honra. Na verdade, a ermida é tão antiga que ainda ninguém, lhe soube atribuir uma data. A corrobar esta antiguidade estão as arcadas do nartex suportadas por colunas de inspiração paleo cristãs e os capitéis de estilo visigótico (séc. VI/VIII). No entanto, pensa-se que os motivos visigóticos poderiam ter sido transportados de anteriores edificações romano/medievais existentes na zona.
A singela Ermida apresenta uma estrutura arquitectónica muito interessante (planta hexagonal rematada por uma cúpula com a forma de pirâmide octogonal). No interior, o altar mor, o retábulo e a valiosa escultura de madeira da Nossa Senhora e o Menino (séc. XVI) são o testemunho do admirável património que nos encanta pela simbologia e simplicidade.
Segundo fontes históricas, a Ermida encontrava-se envolvida por antiga fortaleza (séc. XV) que protegia as populações e a costa dos frequentes ataques dos corsários, desaparecendo aquando o terramoto de 1755. Em 1963, este monumento da freguesia de Porches foi classificado como Imóvel de Interesse Público, com a designação “Forte e Capela de Nossa Senhora da Rocha”.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Diários de "CHE" Guevara



Para variar um pouco a literatura apeteceu-me ler o diário de uma das mais impressionantes figuras do século XX: "CHE" Guevara. O diário de Guevara remonta aos seus tempos de guerrilha na Bolívia. Depois de abdicar de cargos políticos em Cuba ofereceu-se de alma e coração à defesa de uma causa que acreditava.
A leitura do seu diário é, vezes sem conta, arrepiante pois tudo por que passou, mesmo fome, combatia com a sua guerrilha o exército boliviano.
Não podia deixar de referir um dos dias mais "interessantes" que Guevara descreve no seu diário por volta do ano 1967.
A 13 de Maio de 1967 (Não é que eu seja um crente de Fátima, pelo contrário) escreve Guevara no seu diário:
"Dia de arrotos, peidos, vómitos, e diarreia; um verdadeiro concerto de órgão. Permanecemos em imobilidade absoluta a digerir um pouco. Temos duas latas de água. Eu estive muito mal até que vomitei e me recompus. À noite comemos frituras de milho e abóbora assada, além dos restos de banquete de ontem - os que estavam em condições para isso. Todas as estações dão com insistência a notícia de que se frustrara um desembarque cubano na Venezuela e o governo de Leoni apresentou dois homens, com nomes e graduações; não os conheço mas tudo indica que alguma coisa correu mal."
Impressionante, este médico de profissão que abandonou uma vida de descanso e sem problemas financeiros se entregou a uma causa e por ela morreu.
Neste preciso ano foi assassinado pelos bóinas verdes USA, que ele próprio refere no diário mas que ele não acreditava já estarem em solo boliviano.
Em 1997 foram decobertas as suas ossadas, temo não poder referir onde jazem!
Hasta siempre comandante "CHE"!

quarta-feira, janeiro 03, 2007

A passagem de ano por terras de Virgílio Ferreira...

O frio não se impôs, não houve neve e o gelo teimava em derreter, no entanto, as luzes típicas dos ângulos de sol serranos embelezaram os dois dias que passámos pelo concelho de um dos maiores escritores portugueses, o eborense honorário, Virgílio Ferreira.
É interessante como a cultura popular, nas suas inúmeras manifestações, ainda persistem em força, no meio do turismo de neve. As fotos falam por si... Notem o consultório do Sr. Artur, devoto "endireita" de Gouveia, a quem acorre muita gente com fé no seu "dom" osteopata... Tive o prazer de pernoitar na sua casa e provar o seu vinho caseiro que nos acompanhou nas “12 passas”…
As fotos levam-nos a Gouveia, Sabugueiro (a aldeia mais alta de Portugal), Torre (a 2000m de altitude, mais coisa, menos coisa), e à "Cabeça do Velho" esculpida pela mãe-natureza na maior cordilheira de terras lusas...
Como seria no tempo dos "montes hermínios"? Onde andaria Viriato?





DOS CUERPOS


Dos cuerpos frente a frente
son a veces dos olas
y la noche es océano.

Dos cuerpos frente a frente
son a veces dos piedras
y la noche es desierto.

Dos cuerpos frente a frente
son a veces raíces
en la noche enlazadas.

Dos cuerpos frente a frente
son a veces navajas
y la noche relámpago.

Dos cuerpos frente a frente
son dos astros que caen
en un cielo vacío.



(Bom ano! Um 2007 cheio de novos "senderos"!)