segunda-feira, maio 28, 2007

El humor de las HQs brasileñas

Un video más de Umberto Pellizzari...

Umberto Pellizzari, un hombre o un ser de la mar...




Este italiano es un fenomeno de la naturaleza, aguanta más de siete minutos sin respirar y su vida es una fusión total con el elemento agua. Su filosofia de vida es muy interesante, "in extremis", pero muy digna y con convicciones ambientales extremamente fuertes, una mezcla de "zen radical"... Un personaje interesante que logra llegar cada vez más fondo...

quarta-feira, maio 23, 2007

Um bom documentário - "Arna's Children"


Juliano Mer Khamis, filho de mãe israelita e pai palestiniano, passou anos da sua juventude a ensinar teatro a crianças palestinianas, inserido num programa alternativo de educação que a sua mãe criou num campo de refugiados palestiniano.
Anos após a morte da sua mãe, "Jules" regressa para encontrar as crianças que conhecia e amava imersas na "intifada" ou imoladas como mártires da causa palestiniana. Sem dúvida, um documentário poderoso e marcante... recomendado para qualquer pessoa que ainda acredita no ser humano.

Centenário de Hergé



Georges Prosper Remi nasceu em Etterbeek, Bruxelas, a 22 de Maio de 1907, daí que actualmente se festeja o seu centenário por todo o mundo.
Confesso que é um autor que nunca me despertou muita atenção, nem sequer quando era mais criança, talvez porque não identifico com a filosofia dos seus livros e a estrutura da narrativa que utiliza, no entanto reconheço que é uma figura incontornável da nona arte e que a sua criação mais famosa, um repórter com um penteado estranho e um cão, que só há pouco tempo percebi que não era uma cadela (que falta de cultura a minha!), é um ícone da cultura popular que não foi indiferente a figuras como Roy Lichenstein e Andy Warhol.
Tintin, apesar de apelidado de fascista, misógino, racista e colonialista e de ter nascido no seio do diário "XXe Siècle", um jornal católico de direita, logo conservador, continua a fascinar gente como Steven Spielberg (que finalmente comprou os direitos da personagem para poder fazer um filme) ou Peter Jackson, o homem que levou Tolkien ao grande ecrã.
Enfim, Hergé criou um imaginário digno de nota, percorreu o mundo com a sua personagem que marcou gerações e continua a marcar... o que é que posso dizer? Talvez, parabéns... já lá vão cem... e o "gajo" continua com aquele penteado e com um cão duvidoso (já desde o tempo dos "sovietes")!

Pequenos Prazeres - "As minhas câmaras do tempo da ti Maria Cachuxa"















O mais interessante é que simbolizam eras... algumas ainda funcionam e enchem o meu ego de um espírito "vintage" que as minhas digitais não preenchem...
Perdoem esta divagação tonta, mas prazenteira...

terça-feira, maio 22, 2007

A arte no real. A óptica de Robert Capa

Pensamiento del día


"El secreto de la felicidad es tener gustos sencillos y una mente compleja, el problema es que a menudo la mente es sencilla y los gustos son complejos." - Fernando Savater
Pd: Hoy en San Sebastian ha salido a la calle para formar un nuevo partido en tierras vascas.

quinta-feira, maio 17, 2007

Dia internacional da internet


Um mundo cheio de oportunidades, de liberdade (por vezes descontrolada, mas como todo os tipos de media não é impermeável à perversão) e, o mais importante, segundo o meu ponto de vista, o acesso democrático a todo o tipo de informação. Cabe ao cibernauta fazer a triagem, separar "o trigo do joio", mas a informação não lhe é vedada.
Ainda muito se tem que estudar acerca deste verdadeiro fenómeno global que, tal como a rádio, o cinema e a televisão, se reinventará ao longo do futuro e aglutinará inúmeras manifestações que acreditávamos isoladas...
O futuro à Internet pertence...

quarta-feira, maio 16, 2007

Más de S. Isidro


As manifestações culturais de qualquer país passam muito pelas suas festas populares, nascidas pela mão do povo e para o povo. Assim foi no dia de S. Isidro, padroeiro dos agricultores e de inúmeros "pueblos" de Espanha. É interessante ver como os mais jovens tentam manter vivas este tipo de tradições que, num ambiente de "cachondeo", persistem na memória colectiva de várias localidades. Esta é uma imagem que tenta exprimir o que eu tentei transmitir por palavras, foi tirada a uma "lavradora" num momento de rara tranquilidade...

quinta-feira, maio 03, 2007

El informe de la Comisión del 11S, en cómic


Desde hace algún tiempo que tengo mucho interés en las relaciones entre cómic, memoria histórica y periodismo. Os recuerdo de una novela gráfica estupenda, que ganó un Plitzer, "Maus" de Art Spiegelman. Para ir abriendo boca pueden visitar la versión en cómic que, en España, Panini Comics acaba de publicar sobre el Informe de la Comisión del 11S. El "informe gráfico", es obra de Sid Jacobson y Ernie Colón (con un pasado muy interesante en harvey Comics, Marvel y DC Comics), y se ha convertido en un fenómeno editorial en los USA. Desde el punto de vista artístico deja bastante que desear y hay obras muchísimo mejores (demasiadas fotos calcadas, demasiados infográficos de calidad nula, enquadres poco interesantes), pero como texto informativo no tiene precio y con puntos de vista muy peculiares. Sin duda que es una novela gráfica a recomendar.