domingo, março 24, 2024
sexta-feira, março 22, 2024
quarta-feira, março 20, 2024
terça-feira, março 19, 2024
"A Senhora Condescendência" - Crónica de Luis Leal in “Mais Alentejo”, nº 165, p. 68
Ia a caminho de um almoço familiar e tinha acabado de passar a fronteira quando a rádio me deu a notícia do falecimento do Comendador Rui Nabeiro. À cabeça veio-me “hoje não vou ver a minha irmã e é bem possível que no céu já se possa tomar um bom café".
Apesar da relação laboral privilegiada da minha irmã no trato diário com o Sr. Rui e da estima e da saudade que lhe deixou, nunca tive a oportunidade de o conhecer. Porém, sou ciente do seu legado na região, no país, na minha Espanha adoptiva e, para além da fortuna e do património, não abdicou de ser um homem bom, cuja essência não se viu corrompida pelo deus pecunio. A sua biografia é notável, quer seja vista através da comparativa de escalar um Everest empresarial com o alpinista João Garcia, através de grandes entrevistadores como a Anabela Mota Ribeiro ou o Luís Osório, através dum “Almoço de Domingo” ficcional do José Luís Peixoto, ou, simplesmente, através de quem com ele lidou durante os seus quase 92 anos a provarem que no capitalismo cabe o altruísmo. Em suma, como dizia alguém e subscrevo, “mais Srs. Rui e menos Musks!”.
Nove décadas de vida e não acredito que, na sua senectude, alguém no seu perfeito juízo se tenha dirigido ao “Sr. Rui” (como sempre fez questão de ser tratado) com qualquer tipo de condescendência como algumas pessoas se dirigirem a outros nonagenários. Tristemente, o dinheiro, o estatuto, traz algumas garantias de como a sociedade nos vai tratar se tivermos a ventura (ou desventura) de chegarmos a esta idade. Vejam-se as claras diferenças no uso lexical de “cota”, “idoso”, "ancião" e “velho” e o “peso da idade” (vulgo PDI) mais do que evidentes em sociedades sensíveis à moda da denúncia de todo o tipo de pretensas injustiças, contudo, a necessitarem prestar mais atenção ao “idadismo”.
Confesso, caro leitor, há muito tempo que não pensava nisto. Cresci entre pessoas de idade no seio da minha família e no entorno laboral da minha mãe (que dedicou mais de duas décadas da sua vida a um Centro de Dia) e, de maneira quase intuitiva, aprendi a respeitar todo tipo de rugas e cabelos grisalhos. Creio que vi um pouco de tudo, desde o queixume do reumático, a viuvezes traumáticas e libertadoras, a demência progressiva, a solidão, o mau caráter (quanto mais velho pior!), a miséria de corpo e de espírito, até ao júbilo de um ser de ter vivido uma vida que mereceu ser vivida, à sabedoria, ao humor geriátrico, e à contemplação tantas vezes condenada à apatia da televisão.
Como numa foto, voltei aos meus verdes anos rodeado de gente já amarelecida por ter em mãos uma tradução duma peça ambientada num Lar de Terceira Idade espanhol e, na hora de adaptar à realidade sociolinguística portuguesa, deparei-me com uma das formas de tratamento que mais abomino com qualquer ser humano, quero dizer, quando nos dirigimos a alguém infantilizando-o. Que fique claro que não outorgo más intenções ou desprezo a quem muitas vezes se dirige assim a um idoso, tratando-o como uma criança, usando um tom condescendente que nem sequer com as verdadeiras crianças me parece pertinente usar em excesso. Não é por uma pessoa ter caído nas garras do Alzheimer, do Parkinson, ou da passagem do tempo, que automaticamente as devemos tutear ou usar um registo infantilóide. O Sr. João lá por não se lembrar do nome dos netos e estar acamado não passa a ser o “Joãozinho”, mesmo que a sua calvície redondinha nos remeta para um bebé fofinho. É preciso ter cuidado, o “carinho”, a meu ver, não deriva por aí. Evoluímos, temos diversos meios e gente consciente que a terceira idade deve ser tratada de maneira diferente da primeira infância pelo simples facto de, por mais que o idoso pareça regredir à infância, há uma diferença significativa entre ambos: ser criança implica ainda não ter passado.
Se chegar à idade do Sr. Rui, por mais infantil que seja a minha personalidade e fisionomia, não quero ser o “velho Luisinho”, nem que falem comigo como nem sequer falo ao meu filho de 2 anos. Não quero salamaleques, nem títulos. Sentir-me-ei bem se continuar a ser o Luis e, caso mereça ser chamado “Ti Luis”, será porque o Alentejo sempre me fez ver que a sombra dum carrasco jamais se pode comparar à sombra duma azinheira.
Sr. Rui Nabeiro |
"A Senhora Condescendência" - Crónica de Luis Leal in “Mais Alentejo”, nº 165, p. 68
domingo, março 17, 2024
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sexta-feira, março 15, 2024
quinta-feira, março 14, 2024
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terça-feira, março 12, 2024
"Boas Festas (Com Sentido)" - Crónica de Luis Leal in “Mais Alentejo”, nº 166, p.110
Boas Festas (com sentido) – Luis Leal
Há anos ouvi uma entrevista à filósofa Emily Esfahani Smith e despertou-me curiosidade a sua investigação sobre “viver uma vida com sentido”, curiosidade que me levou ao seu livro e terminou numa leitura atenta e enriquecedora. Na realidade, fui prendado pela ocasião e isso, nesta época festiva, faz-me pensar nas prendas que gostaria de ver distribuídas mundo fora. Portanto, aproveitando a confiança do nosso director, que me permite partilhar os meus “Trabalhos&Paixões” na Mais Alentejo, escrevo esta crónica/ensaio e, em simultâneo, desejo aos nossos caríssimos leitores quatro presentes para além do mais importante de todos: a saúde. Sem qualquer preocupação pela sua ordem, vamos lá distribui-los!
Presente nº1: Pertença. Sintamo-nos valorizados e valorizemos os demais. Em casa, no carro, no trabalho, nas redes sociais, no estábulo, numa manjedoura, onde quer que seja. Recordemos que, a qualquer escala, em todos existe singularidade e importância, algo bem mais relevante do que a mera utilidade no seio de uma qualquer organização. (Presente extra: O filme, já clássico, de Adolfo Aristarain “Un lugar en el mundo”).
Presente nº2: Propósito. Por outras palavras, objetivos, causas, motivações, estímulos que sejam o motor e o combustível da nossa acção. Note-se que todos os propósitos são dignos e não se medem nem por prestígio, nem por significância. Logo, tão respeitável é o desígnio de encontrar a cura para doenças oncológicas, como a vontade de deixar melhores seres humanos num planeta a precisar de melhoras.
Presente nº3: Transcendência. E não é que somos minúsculos! Vestígios de poeira cósmica! Sejamos como o astronauta quando, sem gravidade, é invadido pela total humildade de saber-se uma partícula microscópica num vasto e incompreensível universo. Ser conscientes da pouca importância da nossa pessoa no cosmos é, paradoxalmente, um sentimento poderoso e profundo. Há quem reze, há quem medite, há quem dance... há quem se transcenda porque sabe perfeitamente o que é e não é.
Presente nº4: Narrativa. Charles Dickens (esse mesmo do “Conto de Natal”!) perguntava, através de David Copperfield, “serei eu o herói da minha história ou qualquer outro tomará esse lugar?”. Quero dizer, que história de vida contamos a nós próprios? Miguel Torga escrevia diários (e não só), o imperador Marco Aurélio meditações, António Aleixo quadras populares, Claudio Rodríguez poesia, quando “estava poeta”, e o Zé Manel no X. Escrever a nossa vida ajuda a retirá-la da fragilidade do nosso corpo, do efémero dos nossos dias, e, com ou sem artifícios, permite editá-la perante os nossos próprios olhos. Decidir organizar os capítulos da nossa existência, decidir pontuar parágrafos, recorrer a vírgulas e pôr pontos finais é o livre-arbítrio na nossa história que, como bem lembrou Victor Frankl, nos pode salvar (e este neuropsiquiatra austríaco, formado pelo Holocausto, sabia empiricamente do que falava). Em resumo, porventura o sentido de uma vida não será muito diferente da sintaxe numa frase, quanto mais coerente é, mais sentido tem.
Segundo Emily Esfahani, estes são os quatro pilares para uma existência com sentido. Admito mais nos quais possamos apoiar a carga que, por vezes, é viver e encontrar sentido onde não existe. Nestas festas, num mundo assolado por conflitos convenientemente enquistados e no qual impera o individualismo, tenho a sorte (como diz a Garota Não, que também me dá muito trabalho!) de ter pilares bem alicerçados: pertenço a uma família socialmente inserida em dois países, entre duas culturas, tenho uns quantos propósitos, transcendo-me sempre que possível e vou-me escrevendo, vou pontuando este texto desorganizado que sou e necessita de ter sentido para, por enquanto, não ser apagado. Votos de Boas Festas (com sentido).
domingo, março 10, 2024
sábado, março 09, 2024
6/III/2024 Notícia do falecimento de A-PV...
Recebo a notícia do falecimento do António-Pedro Vasconcelos com bastante tristeza. A cultura portuguesa perdeu um homem interessantíssimo com o qual tive a honra de aprender e de partilhar alguns momentos graças à nossa “Mais Alentejo”. Dele guardo o enorme conhecimento e amor pela sétima arte (e pela literatura), tal como o activismo pela liberdade que Abril nos trouxe há quase 50 anos... Mas guardo fundamentalmente o respeito que o artista deve ter pelo público da sua arte. Lembro-me bem de estar sentado a seu lado a visualizarmos um filme de sua autoria e, ao falarmos do escasso mercado cinematográfico português, dizer-me: “Sabes Luis, eu, em primeiro lugar, tenho sempre respeito pelo público”. Até qualquer dia caríssimo A-PV...
Os meus mais sentidos pêsames à sua família e seres queridos.
Recibo la noticia del fallecimiento de António-Pedro Vasconcelos con bastante tristeza. La cultura portuguesa pierde a un hombre sumamente interesante con quien tuve el honor de aprender y compartir algunos momentos, gracias a nuestra “Mais Alentejo”. De él guardo un vasto conocimiento y amor por el séptimo arte (y por la literatura), así como el activismo por la libertad que nos trajo Abril hace ya casi 50 años... Pero, sobre todo, guardo el respeto que el artista debe tener por el público de su arte. Recuerdo claramente estar sentado a su lado viendo una película de su autoría y, al hablar sobre el escaso mercado cinematográfico portugués, decirme: “Sabes, Luis, en primer lugar, siempre tengo respeto por el público”. Hasta otro día estimado A-P V…
Mis más sinceras condolencias a su familia y seres queridos.
António-Pedro Vasconcelos e Luis Leal (Badajoz, 2017) |