segunda-feira, agosto 23, 2021

Reprodução digital dos jornais "Oikos Logos" (1997) do grupo ambientalista eborense "Raiva Verde"

Em 1997, mais precisamente no dia 27 de Junho, um grupo de jovens, capitaneados por um professor comprometido com um futuro melhor, fundou o “Raiva Verde” (esse paradoxo sediado na Sociedade Harmonia Eborense). Apesar de uma certa agressividade no nome (nada mais do que pura irreverência juvenil), este grupo ambientalista atreveu-se a sair à rua e a denunciar algumas tropelias feitas à natureza em Évora (lembro-me particularmente do abate desnecessário dos plátanos do Chafariz del Rei). Porém, o mais importante é que, desde um primeiro momento, estes jovens quiseram passar à acção, mostrando à sua cidade (e ao seu país – há para aí qualquer coisa nos arquivos da RTP –) que a ecologia começa em casa e, através da educação, pode fazer a diferença. Daí que existir como colectivo, por si só, não foi suficiente e nasceu o jornal Oikos Logos com o apoio da comunidade eborense, especialmente, com o suporte do Diário do Sul, esse exemplo de imprensa regional “que defende os interesses do Alentejo”. Apenas se publicaram dois números que orgulhosamente tutelo no meu arquivo e tenho o prazer de disponibilizar em formato digital.

Muitos desses “jovens”, actualmente na “ternura verde dos 40”, não se encontram na sua cidade, mas sei, de fonte segura, que continuam empenhados com a ecologia e com todo património histórico, natural e humano de Évora. 

Descarregue nos seguintes links os dois exemplares:



Comunicado de imprensa, datado de 8 de Julho de 1997, para divulgar a Acção de Limpeza do Alto de São Bento em Évora e a criação do grupo ambientalista eborense "Raiva Verde" (impresso em papel reciclado!).



Primeira página de Oikos Logos nº1, Julho/Agosto/Setembro de 1997.

Primeira página de Oikos Logos nº2, Outubro/Novembro/Dezembro de 1997.



Sem comentários:

Enviar um comentário