domingo, agosto 20, 2006

As festas do Minho



No Norte de Portugal esconde-se uma das grandes tradições do nosso património cultural: a romaria minhota de Ponte da Barca, nomeadamente as festas em honra de S. Bartolomeu.
Não podia deixar de partilhar a maior festa do Alto Minho. Gosto especialmente de ver os processos artesanais da produção do linho, da broa de milho,do azeite, do vinho verde que são retratados no cortejo etnográfico e as rusgss populares que percorrem a nossa avenida principal, não esquecendo os ranchos folclóricos. O Minho é especial pois é uma terra carregada de verde com tradições dignas de património cultural.
Terra da Nóbrega como antigamente se chamava donde são naturais os grandes poetas Frei Agostinho da Cruz e Diogo Bernardes convida-o a participar nesta grande festa que ocorre em Ponte da Barca entre os dias 19 e 24 de Agosto. O património cultural ainda ninguem nos pode roubar e nem se paga impostos para viver a alegria nestes dias de festa. Portugal é um grande país, os nossos emigrantes assim o descrevem.
Sejam bem-vindos e "façam o favor de serem felizes"!

1 comentário:

Luis Leal disse...

Que post fantástico! Fiquei mesmo com vontade de ir até ao Minho e viver esse ambiente que tão bem descreves e que eu tanto aprecio! Um forte abraço!