domingo, julho 30, 2023

Leer con los pies puestos para arriba... 19/VII/2023

Leer con los pies puestos para arriba es la manera más efectiva de que la lectura nos llegue a la cabeza.
Ler com os pés para cima é a maneira mais efectiva da leitura nos chegar à cabeça.

sexta-feira, julho 28, 2023

"Os Descendentes" - Fernando de las Heras (Trad. Luis Leal)

OS DESCENDENTES
(Fernando de las Heras)

O futuro herdou os melhores filhos da imaginação
e anuncia uma fecundação em massa
dos povos que honram o punhado 
de novos átomos
que trazem como um cão fiel na boca.

Sem descanso, ele mesmo
tinge de imagens as águas
que correm
e por igual molham
as bainhas das calças, as mãos 
com as quais depois acariciam os olhos 
e fertilizam as suas profecias.

Ai, queridos amigos, o futuro 
é uma civilização extinta 
que, contudo, fala de cor
e tosse sinais de fumo 
que apenas os animais
como antes da tempestade
conseguem traduzir.

(trad. Luis Leal)

"Os Descendentes" de Fernando de las Heras (trad. Luis Leal) lido por Filipa Leal (em "Nada Será Como Dante", RTP, 13/VI/2023)

Grato ao poeta e amigo Fernando de las Heras por confiar-me a tradução do seu belo poema "Os Descendentes" que foi recitado, de forma única e como só ela é capaz, pela grande Filipa Leal. Muito obrigado por me permitirem acompanhar-vos.
Agradecido al poeta y amigo Fernando de las Heras por confiarme la traducción de su bello poema "Los Descendientes" que fue recitado, de manera única y como solo ella es capaz, por la gran Filipa Leal. Muchas gracias por permitirme acompañaros.
 ("Nada Será Como Dante", RTP, episódio 24, 13 de junho de 2023, temporada 5).

sábado, julho 08, 2023

Óptica e Volante (Pormenor fotográfico de Ricardo Ávila)

Meditações/Meditaciones (Bovinas)

8/VII/2023 Meditações (Bovinas)
Para além de qualquer zodíaco, talvez sim no âmbito da zoologia, há pessoas que têm uma natureza bovina. Isto é, apesar do grande porte não têm problemas em partilhar o pasto, até deixam que, com amabilidade, passarinhos gentis lhe pousem no lombo, ruminam sem incomodar a manada, sentem o fascínio das flores e arrastam a calma extensiva da paisagem à teimosia da sua existência. Porém, e quem conhece a natureza animal também conhece bastante da natureza humana, é bem sabido que a uma vaca ou a um touro não se lhe chateiam os cornos.

Meditaciones (Bovinas)
Además de cualquier zodiaco, quizás sí en el ámbito de la zoología, hay personas que tienen una naturaleza bovina. Es decir, a pesar de su gran porte, no tienen problemas para compartir el pasto, incluso dejan posarse amablemente sobre sus lomos a los gentiles pajaritos, rumian sin molestar a la manada, sienten la fascinación de las flores y arrastran la extensa calma del paisaje a la terquedad de su existencia. Sin embargo, y quien conoce la naturaleza animal también sabe mucho sobre la naturaleza humana, es bien sabido que a una vaca o un toro no se le tocan los cuernos.


segunda-feira, julho 03, 2023

Será que pensa que é uma FAMEL?

Será que pensa que é uma FAMEL? Isto é, será que pensa "fo... aquela mota é linda"? Nah... O nosso menino já sabe que é a Porquita do seu pai, a sua Suzuki Address AH50, que foi recuperada dos anos 90 para a terceira década do século XXI... e também é linda!

Nostalgia austríaca?

01/VII/2023 A falarmos com o Tom sobre as paisagens montanhosas austríacas e se fica alguma nostalgia dessa beleza agreste, ele apenas nos disse:
- Tento evitar a nostalgia, não posso viver no passado...
Depressa nos apercebemos da sabedoria das suas palavras e de como a dor recente de uma importante perda na sua vida é mais do que evidente. Sem silêncio entre nós, a conversa elevou-se pela paisagem, iluminou-se para além das reflexões linguísticas sobre "luar" e "moonlight" e do calor da noite do primeiro sábado de julho. 
É verdade Tom, não podemos viver no passado, não podemos viver no futuro, resta-nos o prosaico presente, as paisagens possíveis, como bem dizes "as perspectivas fora da nossa burbulha", e alguma esperança.