domingo, outubro 23, 2022

A nossa oficina.../Nuestro taller...

O meu filho mais velho fotografou-nos num dos meus locais favoritos: a nossa oficina. Foto de uma rotina em que fiquei a pensar como, efectivamente, educar tem sido disponibilizar ferramentas, deixá-los brincar com elas, estar presente e pendente das brincadeiras, porém a exigir (por respeito aos objectos, à sua utilidade e à sua história) que as voltem a arrumar no sítio, de forma a continuarem disponíveis para nós e para os nossos vizinhos. Desta maneira não se conserta o mundo (nem o pretendo), mas pelo menos mantêm-se oleados certos valores. Coisas simples, por exemplo, quando algo deixa de funcionar correctamente, se observarmos e identificarmos o porquê, é possível que tenhamos ferramentas para salvar e não somente descartar. Eu próprio, sempre que agarro nestas ferramentas, sinto que algo me salva, algo me conserta...
Mi hijo mayor nos fotografió en uno de mis lugares favoritos: nuestro taller. Foto de una rutina en la que me puse a pensar cómo, efectivamente, educar ha sido facilitarles herramientas, dejándolos jugar con ellas, estando presente y pendiente de los juegos, pero exigiendo (por respeto a los objetos, su utilidad y su historia) a ponerlas de nuevo en su lugar, para que sigan estando disponibles para nosotros y nuestros vecinos. De esta manera no se arregla el mundo (ni lo pretendo), pero al menos se engrasan ciertos valores. Cosas simples, por ejemplo, cuando algo deja de funcionar correctamente, si observamos e identificamos el por qué, es posible que tengamos herramientas para salvar y no solo para desechar. Yo mismo, cada vez que cojo estas herramientas, siento que algo me salva, que algo me arregla...



Sem comentários: