quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Manifesto silencioso das Falun Gong em Londres

Uma das coisas que mais gosto quando visito algum local no qual nunca estive é ter a oportunidade de, por escassos dias, fazer parte da dinâmica de outro aglomerado populacional que não é o meu, nem de origem, nem o qual me acolheu. Enquanto ia de autocarro pelas aristocratas ruas de Londres, passei em frente da embaixada da China, onde, para meu espanto, estavam membros, ou simpatizantes, da seita proscrita pelo governo chinês das “Falun Gong”. O que me fez ficar boquiaberto foi o facto de este protesto estar já em marcha desde Junho do ano que passou e todos os dias ser renovado por diferentes pessoas (enquanto aí estive vi três pessoas distintas em dias distintos).
Se é um protesto com o qual simpatizo, não o posso afirmar, uma vez que não conheço tal organização, mas posso dizer que simpatizo com outros protestos que envolvem este gigante asiático como a luta pelos direitos humanos, pelos direitos dos animais (nunca vi gente tratar tão mal cães e gatos, recomendo ver o site da PETA) e pela independência da nação tibetana.
Será que por Portugal veríamos semelhante coisa? Ou que o governo de Sócrates abafaria a coisa para manter os seus acordos económicos? Afectar-nos-ia os nossos têxteis? Sei lá… apenas não nos vejo com tenacidade para fazer o mesmo… como espero estar enganado…

Sem comentários: