quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Um livro de que já faláramos...

Confesso que a primeira vez que li algo sobre este livro, uma sugestão aqui apresentada pelo amigo Nelson, e dada a temática do mesmo, fiquei bastante céptico. Para quem não sabe, esta última aula, é a derradeira experiência de um docente que se depara com a contagem decrescente dos seus dias, devido a um cancro galopante no pâncreas. Como digo, e talvez já demasiado acostumado ao melodramatismo dos "bestsellers" que a indústria editorial nos impinge, o tema não é nada apelativo.
No entanto, este livro figurava na prateleira da nossa casa, e num dia destes, decidi dar uma vista de olhos. Vista de olhos essa que durou dois serões desde a primeira à última página. Como costumo dizer: "lê-se bem". Mas o que mais me impressionou, foi a humanidade com que o mesmo foi escrito e a forma como este ser humano enfrenta este desafio que vai muito além da sua vida académica.
Trata-se de um livro que me tocou a nível pessoal e profissional, que me fez reflectir sobre o papel que temos na nossa vida, que, na realidade, é tão diferente daquele que pensamos ter. Essa foi a mensagem que retive,e como educador, é bom ler umas quantas linhas escritas por alguém que ama a educação, mesmo que a sua prática tenha sido sempre no ensino superior.

1 comentário:

o passageiro disse...

Tem graça que faz agora um ano que estive com ele na mão e quase o comprei.