sábado, abril 11, 2009

Uma torre na minha genética...



Esta semana, santa para alguns, normal e corrente para outros, levou-me a um local muito importante na minha história de vida, apesar de nunca aí ter colocado um pé.
Situada no concelho de Mora, creio que na freguesia das Brotas, encontramos a Torre das Águias, esse monumento nacional que só não está votado ao esquecimento porque tem placas que o colocam no mapa de rotas turísticas que poucos trilham...
Erguida no período manuelino, esta torre resistiu ao terramoto que tornou célebre o Marquês de Pombal, sendo classificada monumento nacional escassos meses antes da implantação da república em 1910. A última vez que sofreu reparos, em 1946, já contava com a presença do meu bisavô Luis Breque no Monte das Águias. Votada ao abandono, em propriedade privada, viu, no inicío da segunda metade do século XX, nascer o meu pai, naquela casa rasteira, com um par de divisões, que hoje figura como mais uma ruína a céu aberto...
Ainda bem que vi a torre das histórias da minha família antes que não fique pedra sobre pedra, que o tempo desmorone a memória e que a genética histórica fique esquecida nos novos edifícios da modernidade em que o manuelino nem sequer é "vintage"...


1 comentário:

o passageiro disse...

temos que lá ir