terça-feira, junho 08, 2010

RICOS E POBRES NO ALENTEJO

A primeira vez que tive contacto com este livro foi há mais de 12 anos, lendo apenas uns quantos capítulos no contexto da disciplina de português. Fiquei intrigado pela forma como se reflectia sobre uma sociedade que tão bem conhecia, mas sobre a qual nunca me tinha debruçado a tentar entendê-la melhor.
Hoje, passado todo este tempo, em plena feira do livro de Évora, encontro esta nova edição a um preço que creio merecer a pena para os dias que hoje vivemos. É através do conhecimento que podemos avançar e tentar suavizar estas dicotomias sociais que nos perseguem. Há que entender a alma do Alentejo e mudar o que há que mudar.

Aqui têm uma breve sinopse do livro de José Cutileiro:
Esta obra descreve a vida de uma freguesia rural alentejana, em meados dos anos sessenta do século XX , e é leitura indispensável para quem queira conhecer o Portugal rural do Sul. Além disso, como em aspectos capitais da sua vida e da reflexão que faziam sobre ela os camponeses alentejanos não diferiam dos seus compatriotas do resto do país – e nem uns nem outros mudaram muito – o livro continua a ser uma excelente introdução à chamada «identidade portuguesa».
Monografia antropológica, o livro estuda a distribuição da terra; as classes sociais que dela resultavam e as relações entre estas; a estrutura administrativa e política; família, parentesco, compadrios, amizades e vizinhança; as crenças e os valores morais que davam Norte às pessoas.
Publicada pela Oxford University Press, em 1971, sob o título A Portuguese Rural Society, a obra veio a ser traduzida e editada seis anos mais tarde em Portugal, com um posfácio do autor.
Esta segunda edição portuguesa reproduz o texto integral de 1977....

Sem comentários: