sexta-feira, dezembro 03, 2010

"Uma Onda no Ar" - "Rádio Favela"



O cinema brasileiro tem afirmado a sua qualidade cm temas que para mim por vezes são demasiado recorrentes. É o caso da situação social de muitos habitantes das famigeradas favelas. No entanto, há casos de filmes que se afirmam para além dessa condição e são autênticas obras de referência. É o caso deste filme de 2002, baseado numa história real, que traz para o grande ecrã um caso excepcional de desenvolvimento comunitário, a criação, bem polémica e contestada, da "Rádio Favela".
Neste filme são abordados temas que vão para além da violência real exportada por filmes como "Tropa de Elite I e II", "Carandiru", ou a tão famosa obra de Fernando Meireles, "Cidade de Deus". Como fã confesso que sou da rádio, foi um prazer conhecer esta história que mostra o outro lado desta realidade, infelizmente tão bem conhecida no Brasil, tal como o dinamismo da gente do morro e a denúncia de uma sociedade que a muitos não convém mudar.
Sem dúvida, um excelente filme sem aquele tom do desgraçado que teve o azar de nascer aqui ou ali, algo que é bem justificado com as condutas e histórias de vida de Jorge, Ezequiel, Brau e Roque! Vai mais além disso e merece a nossa atenção. Como o slogan do filme: "Do morro para o mundo!".

Sem comentários: