quarta-feira, janeiro 02, 2008

DE PÉ OU SENTADO? - em resposta ao desafio do Luís

O alguém ao lado de quem gostaria de urinar não existe. Porquê? Simplesmente porque não.

Respondo ao repto com um facto que talvez seja do desconhecimento de muitos. Em diversos países da África ocidental homens e mulhares urinam ao contrário. O facto não é generalizado, isto é, a maioria das pessoas fá-lo como no resto do mundo, mas outros, por razões de ordem prática ou cultural, fazem-no de forma diferente. Dois exemplos concretos, a que já assisti por diversas vezes.

Na Mauritania, por exemplo, os homens vêem-se orbigados a urinar de cócoras. O facto pareceu-me bizarro, mas após umas horas nos transportes públicos do deserto, percebi porquê, e acabei por fazer o mesmo. Não havendo arbustos ou rochas para nos cobrirem, as pernas fazem-no. Agachados "escondemo-nos" melhor dos olhares de outros. Não que alguém esteja de olhos postos nos homens quando eles urinam, mas numa sociedade conversadora como a mauritana, actos privados fazem-se da forma mais recatada possível. Por curiosidade, as mulheres usam os longos lenços para se cobrir, geralmente com a ajuda das filhas ou de outras mulheres.

Na Guiné-Bissau, mulheres de certas etnias urinam de pé. Não é muito comum observar esta situação, mas já me aconteceu. A razão, imagino - porque nunca me atrevi a perguntar - deve ser de ordem prática!

2 comentários:

boralá disse...

caso queiram participar no nosso rol de histórias, apareçam no "Falar pelos Cotovelos" e contem como começou a vossa história com a Língua Portuguesa...

queremos partilhar experiências, amores e desamores linguísticos...

Anónimo disse...

Grande lição de antropologia, caro amigo! Sem dúvida, as latitudes influenciam a maneira das gentes aliviarem a bexiga! Espero que nos prendes mais vezes com as tuas experiências e aventuras peculiares! Votos de um excelente 2008! Obrigado por teres sido o primeiro "post" do ano!
Luis