quinta-feira, março 20, 2008

"Noites Brancas" melhor... "Serões Prazenteiros"

Uma das coisas que gosto na “semana santa” é a possibilidade de aproveitar o meu serão para desfrutar de coisas que verdadeiramente me dão prazer. E, felizmente, nos últimos dias tenho tido algum tempo para me dedicar a tais prazenteiras actividades.Desde sempre que me considero um “folheador” de jornais e não um leitor atento, guardo a minha atenção para a leitura de outro formato, as revistas. Certamente será por preguiça (segundo alguns), mas para mim é aproveitar e rentabilizar o tempo. Sou leitor assíduo de várias publicações, das quais destaco a “Visão” portuguesa e a “Tiempo” espanhola. A segunda prenda sempre o leitor com a oferta de um filme e, uma vez que sou comprador habitual, já tenho um bom monte de filmes que ainda não tive a oportunidade de ver. Desta pilha já “despachei” dois, “O Americano Tranquilo” e “O Ringue”.Recomendo os dois. O primeiro com Michael Caine e Brendan Fraser, remete-nos para os primórdios do conflito na Indo-China, da influência americana numa guerra colonial francesa e da importância do jornalismo e dos correspondentes no terreno. O segundo, apesar de não ter grandes espectativas, surpreendeu-me. Trata-se do duelo, a partir de uma cúmplice amizade, entre duas personagens interpretadas por Banderas e Harrelson. O mundo do boxe através de detalhes estupendos e de personagens “mais que tipo”. Guardo na memória a sabedoria “arruaceira” da personagem Vince: “Um homem pode construir mil pontes e fazer só um broche, mas ficará para sempre conhecido como brochista…”.
Enfim, duas películas que valem a pena o tempo que lhe dedicamos. Também tive oportunidade de rever “Os Imortais” de António Pedro Vasconcelos, isto logo num dia em que tinha estado a debater alguns pontos de vista sobre o que foi o conflito no ultramar. E também, na linha da BD americana, vi a adaptação do comic “The Supreme Avengers” ao género de animação. Mediocre. Pouca qualidade (não que a bd fosse melhor, mas o grafismo era sem dúvida mais apelativo!). Só para quem tem grande curiosidade em ver novas versões de heróis típicos como “Captain America”, “Hulk”, “Thor”, “Black Widow”….
Por último, antes de terminar esta minha partilha de actividades de serão, recomendo-vos, para quem gosta de Edgar Allan Poe, a BD, da editora ASA, “Gato Preto”. Lê-se bastante bem e recorda-nos muitas das mais importantes e impressionantes “shortstories” deste autor.

Sem comentários: