segunda-feira, março 03, 2008

Tretas de blocos centrais...

A política mundial cada vez está mais bipolarizada e os partidos ou movimentos de menor dimensão não têm expressão nos meios de comunicação... será isto democracia? Ou um sistema escravo de lobbies a quem não interessa vozes discordantes e outros pontes de vista? Estes debates são importantes, mas não dignificam o que eu entendo como democracia. Onde estão outros reflexos da sociedade? Como vamos mobilizar as pessoas para irem às urnas, quando o sistema despreza facções que poderão contribuir para o verdadeiro debate? E depois vêm com retóricas de demagogia, hipocrisia e pluralismo (a dois já é plural, de facto, mas insuficiente). A culpa é de quem? Serão estas as verdadeiras "direitas" e "esquerdas"?
Lá por os EUA se bipolarizarem entre democratas e republicanos, por cá deveriamos ter mais discernimento democrático e não adoptar moldes que tendem para o centralismo e uma profunda cegueira social e política.
Vou votar, mas descontente com esta campanha que, em quatro anos, se não nos manifestamos, será certamente igual. Sinto que verdadeiramente se debateu muito pouco num país tão grande e tão peculiar.

2 comentários:

Puntos de vista y ... nada más disse...

Luís!

Não me digas que já podes votar em Espanha! É que vais deixar de ser português?

Luis Leal disse...

Não amigo, português é uma sina, um destino... ah! ah!
Espanhol, apesar de naturalizado, creio que será em breve! Terei as duas (e a francesa, se me casar com a Elsa), e devo dizer-te que me sinto algo no meio, híbrido... um ibérico!
Aquele abraço!