domingo, março 02, 2008

Síntese de um fds prosaico, mas prazenteiro...


O fim-de-semana que agora termina foi, felizmente, fértil em relações humanas e bons prazeres para o espírito… Já tinha lido o livro, na verdade terminara-o há duas semanas, mas o filme realizado por Sean Penn na minha humilde opinião roça a obra-prima. Trata-se do, já aqui mencionado por mim, “Into the Wild”. A história peculiar e controversa de Chris McCandless não podia ser melhor contada com uma fotografia impressionante e com uma banda sonora em parceria com Eddie Vedder, dos Pearl Jam.
O outro filme que vi, “O Ódio”, de origem francesa lembrou-me que os problemas sociais em França são “pré-Sarkozy” e que todos temos um papel nesta sociedade que tantas vezes perde a razão…
Por último, destaco não um livro, mas uma revista, a semanal “Visão”, que esta semana traz uma reportagem muito interessante sobre o dinamismo económico e cultural espanhol e uma reportagem impressionante sobre uma geração “a prazo”, precária, altamente especializada, que vê o seu futuro hipotecado por leis do mercado, por corrupção política e, fundamentalmente, por se manter calada no seio da sua condição. Geração essa que é a minha.

Sem comentários: