quarta-feira, março 02, 2011

Antero Nocturno

Antero de Quental, se me lembro correctamente, é caracterizado por duas fases, dois Anteros - Apolineo e Nocturno. Este foi um dos pomas que conheci algures pelo meu ensino secundário e que não mais me esqueci. Fica aqui o açoreano nocturno.

ABNEGAÇÃO

Chovam lírios e rosas no teu colo!
Chovam hinos de glória na tua alma!
Hinos de glória adoração e calma,
Meu amor, minha pomba e meu consolo!

Dê-te estrelas o céu, flores o solo,
Cantos e aroma o ar e sombra a palma,
E quando surge a lua e o mar se acalma,
Sonhos sem fim seu praguiçoso rolo!

E nem sequer te lembres de que choro...
E esquece, esquece até que te adoro...
E ao passares por mim sem que me olhes

Possam das minhas lágrimas cruéis,
Nascer sibre teus pés flores fies,
Quie pises diatraida ou sorrindo esfolhes!

Sem comentários: