domingo, fevereiro 10, 2013

Os segredos estão dentro de nós


Ontem, apesar de estar "enganchadísimo" a este livro há mais de um mês (em que os meus momentos de silêncio e escuridão iluminada pelo patrocínio, pago por mim, da "Petzl" -não se desperte o menino "Jacques"!-), folheei com atenção a última página do livro "Dentro do Segredo" do José Luís Peixoto.
Esta obra, de acordo com quem vende os livros, é a primeira incursão do José Luís (que é meu amigo sem o saber e não é preciso facebook, sinto isso). Sinceramente, não estou de acordo com isso. Sempre houve viagens nas palavras do meu amigo das Galveias. É redundante e rotulador dizer isso às palavras deste alentejano que decidiu ir até dentro do regime mais cerrado da actualidade. A Coreia do Norte.

Não foi a surfar tipo James Bond. Foi por curiosidade própria numa das poucas aberturas do regime dos "Kims" ao que mais se pode assemelhar ao conceito de turismo. Mesmo que seja de propaganda.
Dessa viagem retive um parágrafo abertamente hermético que sublinhei com a memória e que quero gravar com bytes e bites de copista neste pergaminho digital:
“Os segredos estão dentro de nós. Como tudo o que sabemos, também os segredos nos constituem. Também os segredos são aquilo que somos. Quando os seguramos, quando somos mais fortes e os contemos, alastram-se em nós. Desde dentro chegam à nossa pele. Depois avançam até sermos capazes de os distinguir à nossa volta. E, no silêncio, somos capazes de os reconhecer. Então, nesse momento, já não são apenas os segredos que estão dentro de nós, somos também nós que estamos dentro dos segredos.”
José Luís Peixoto, in “Dentro do Segredo”, p.136.
Fechei o livro. Apaguei o frontal sem acordar a Elsa. E disse para mim mesmo: “Caral… um dia hei de conhecer este meu conterrâneo! Quero ser amigo deste gajo!” 


Sem comentários: