sábado, novembro 24, 2018

Não gosto e exerço o meu direito a não assistir.


Não gosto e exerço o meu direito a não assistir a este fenómeno talvez erroneamente confundido com tradição. Tampouco disserto sobre sofrimento humano ou animal. Adjectivar o sofrimento não me ajuda a acabar com ele, porém não discuto o quanto ajuda a entendê-lo. Custa-me sim ver como o que é complexo se tende a tratar com simplismo, para não dizer absolutismo de mundivisão. 

Não me imagino, nem quero, impor morais nem costumes. Qualquer um que reflita bem sobre tal imposição, quiçá chegue a notar o peso da mesma às suas costas. Dispenso carga extra à que tenho que levar.

Esta é a nota de um aficionado em respeitar o que pensa o vizinho, o pai, o primo ou o desconhecido, mesmo quando os seus argumentos não o convencem de nada, à excepção, de que estão verdadeiramente convencidos.

Não admitir a opinião do outro leva ao conflito, à imposição de mais baixas e sofrimento (aqui vou adjectivá-lo de desnecessário), por vezes até fratricida.

Resta-me unicamente a serenidade duma liberdade de pensamento enunciada na primeira frase deste diário. Não gosto e exerço o meu direito a não assistir. Com o passar dos anos, tenho visto muitos espectáculos e modas extintos por falta de público e não por imposição legislativa. Algo me diz que, com as touradas, acabará por acontecer o mesmo...

Foto do jornal "Público"



Sem comentários: