segunda-feira, novembro 13, 2006

Auschwitz


Por vezes não há tempo para nada nem sequer para conversar entre as famílias à hora de jantar... quanto mais estar atento a bons documentários. Bem o que me traz aqui não é estar a fazer sobre o que cada um deve fazer ou deixar de fazer mas já que se trata de um blog idealizado pelo Luís cabe-me justificar o porquê deste post-title ou como lhe queiram chamar! Por vezes há certas frases que ficam na memória e não me posso esquecer (já lá vão os tempos do fordesq) uma das frases que o Luís referiu acerca da sua viagem que realizou à Polónia nomeadamente aos campos de concentração! (Luís se um dia lá voltares não te esqueças de dizer alguma coisa).
O Luís falava muito da viagem à Polónia e relatava o que viu como se a gente lá estivesse, recordo-me do modo como falou da sala que estava cheia de óculos, de sapatos ainda intactas até hoje . Devo confessar que aquela descrição me arrepiou solenemente! Porém uma das frases que mais me impressionou era o facto de que quem não acreditasse em Deus depois de sair de Auschwitz passaria a acreditar! Sim depois de sairmos dali Deus iria fazer parte de nós! Não se trata aqui de um Deus físico que vive nos céus ou que está por cima de nós a julgar-nos, não! Um Deus interior, um Deus da Humanidade!
Bom para poder ver esse Deus passa durante toda esta semana, por volta das 00:30h um documentário na dois (canal rtp) sobre Auschwitz entre outros assuntos relacionados com o tema. Uma parte da história que mudou muito o que é hoje o mundo. Vou assistir com bastante interesse aos cinco programas!

Abraços a todos!

1 comentário:

Luis Leal disse...

É algo que não se esquece! Esses documentários são impressionantes, foram realizados há doia anos e não tive coragem de ver todos...
Aquele abraço...