sábado, novembro 18, 2006

Os EUA também têm sentido crítico


Devido à minha formação académica, o mundo anglófono sempre me fascinou e é determinante para a forma como concebo o mundo e o fenómeno da globalização.
Algumas tendências políticas, ou mesmo intelectuais, concebem o povo norte-americano, e todas as suas manifestações, como algo mediocre e despido de sentido crítico. Penso que nada poderia ser mais injusto, não se pode compararar um Arnold "Terminator" da Califórnia, um Rumsfeld, a um Al Gore, a um Michael Moore, a um Woody Allen, ou, simplesmente, ao cidadão anónimo, de um estado qualquer (como por exemplo o de Nova Iorque), que acredita na liberdade e que sabe que o mundo tem mais história que os 300 anos da sua pátria...
É nesta linha de pensamento que vos remeto para a revista humorística, dedicada aos comics e aos cartoons, MAD que, com artigos corrosivos e hilariantes, analisa a sociedade do "Uncle Sam" com a tradição de irreverência que a caracteriza. Em anexo está a capa do exemplar de Novembro que creio ser bastante sugestiva (já li e recomendo). Agora resta-me aguardar a visualização do documentário "An Inconvenient Truth" do ex-vicepresidente Al Gore, segundo consta uma obra polémica que não trata nada que um cidadão consciente e preocupado com o ambiente não saiba.

2 comentários:

Ricardo Barbosa Paredes disse...

Grande parte da minha família vive nos Estados Unidos mais propriamente em Massachussets que como se sabe é muito liberal.Também não gostam nada do Bush e já se sabe como ele ganhou as eleições! Foi bem feita ter perdido o Senado desta vez! Só fez merda e a minha família diz que estão a pagar um preço elevado por isso!
Abraços!

Luis Leal disse...

A terra do MIT, que o nosso engº filósofo tanto gosta!
Grande Abraço!