segunda-feira, janeiro 15, 2007

Diários de "CHE" Guevara



Para variar um pouco a literatura apeteceu-me ler o diário de uma das mais impressionantes figuras do século XX: "CHE" Guevara. O diário de Guevara remonta aos seus tempos de guerrilha na Bolívia. Depois de abdicar de cargos políticos em Cuba ofereceu-se de alma e coração à defesa de uma causa que acreditava.
A leitura do seu diário é, vezes sem conta, arrepiante pois tudo por que passou, mesmo fome, combatia com a sua guerrilha o exército boliviano.
Não podia deixar de referir um dos dias mais "interessantes" que Guevara descreve no seu diário por volta do ano 1967.
A 13 de Maio de 1967 (Não é que eu seja um crente de Fátima, pelo contrário) escreve Guevara no seu diário:
"Dia de arrotos, peidos, vómitos, e diarreia; um verdadeiro concerto de órgão. Permanecemos em imobilidade absoluta a digerir um pouco. Temos duas latas de água. Eu estive muito mal até que vomitei e me recompus. À noite comemos frituras de milho e abóbora assada, além dos restos de banquete de ontem - os que estavam em condições para isso. Todas as estações dão com insistência a notícia de que se frustrara um desembarque cubano na Venezuela e o governo de Leoni apresentou dois homens, com nomes e graduações; não os conheço mas tudo indica que alguma coisa correu mal."
Impressionante, este médico de profissão que abandonou uma vida de descanso e sem problemas financeiros se entregou a uma causa e por ela morreu.
Neste preciso ano foi assassinado pelos bóinas verdes USA, que ele próprio refere no diário mas que ele não acreditava já estarem em solo boliviano.
Em 1997 foram decobertas as suas ossadas, temo não poder referir onde jazem!
Hasta siempre comandante "CHE"!

1 comentário:

Anónimo disse...

Simplesmente um personagem que marcou a história como poucas... aquele abraço, obrigado por manteres o blog activo... ando a 500h...
Luís