quinta-feira, janeiro 18, 2007

Senhora da Rocha


No magnífico promontório da Senhora da Rocha no concelho de Lago - Algarve, situa-se a Capela da Nossa Senhora da Rocha, excelente cartão de visita desta zona de veraneio. Dizem os mais velhos que a imagem da Nossa Senhora, misteriosamente, ali apareceu sobre o rochedo e como sinal de agradecimento às gentes daquela povoação decidiram erguer o pequeno templo de fé em sua honra. Na verdade, a ermida é tão antiga que ainda ninguém, lhe soube atribuir uma data. A corrobar esta antiguidade estão as arcadas do nartex suportadas por colunas de inspiração paleo cristãs e os capitéis de estilo visigótico (séc. VI/VIII). No entanto, pensa-se que os motivos visigóticos poderiam ter sido transportados de anteriores edificações romano/medievais existentes na zona.
A singela Ermida apresenta uma estrutura arquitectónica muito interessante (planta hexagonal rematada por uma cúpula com a forma de pirâmide octogonal). No interior, o altar mor, o retábulo e a valiosa escultura de madeira da Nossa Senhora e o Menino (séc. XVI) são o testemunho do admirável património que nos encanta pela simbologia e simplicidade.
Segundo fontes históricas, a Ermida encontrava-se envolvida por antiga fortaleza (séc. XV) que protegia as populações e a costa dos frequentes ataques dos corsários, desaparecendo aquando o terramoto de 1755. Em 1963, este monumento da freguesia de Porches foi classificado como Imóvel de Interesse Público, com a designação “Forte e Capela de Nossa Senhora da Rocha”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde criança que este promontório é um regalo para a minha "mirada" sobre o horizonte... um tesouro que a fé das gentes do mar ergueu ao que não consegue explicar...
Obrigado... sinto a familia perto...
Luís