quarta-feira, janeiro 03, 2007

A passagem de ano por terras de Virgílio Ferreira...

O frio não se impôs, não houve neve e o gelo teimava em derreter, no entanto, as luzes típicas dos ângulos de sol serranos embelezaram os dois dias que passámos pelo concelho de um dos maiores escritores portugueses, o eborense honorário, Virgílio Ferreira.
É interessante como a cultura popular, nas suas inúmeras manifestações, ainda persistem em força, no meio do turismo de neve. As fotos falam por si... Notem o consultório do Sr. Artur, devoto "endireita" de Gouveia, a quem acorre muita gente com fé no seu "dom" osteopata... Tive o prazer de pernoitar na sua casa e provar o seu vinho caseiro que nos acompanhou nas “12 passas”…
As fotos levam-nos a Gouveia, Sabugueiro (a aldeia mais alta de Portugal), Torre (a 2000m de altitude, mais coisa, menos coisa), e à "Cabeça do Velho" esculpida pela mãe-natureza na maior cordilheira de terras lusas...
Como seria no tempo dos "montes hermínios"? Onde andaria Viriato?





1 comentário:

Ricardo Barbosa Paredes disse...

Uma passagem de ano muito agradável apesar do frio! Eu fui até Monte Gordo, passei pelo profundo Alentejo do interior! Adorei como sempre este nosso e vasto Alentejo! Agora há uma boa ligação entre Mértola e Vila Real de Santo António!
Estava quente a noite (para a altura do ano)! Um grande fogo de artifício, um grande concerto do Rui Veloso (à pala) e para rematar uma escapadela até ao casino para ver a malta a jogar nas slot machines! Eu não jogo porque não sei e é dinheiro mal gasto. Muito fixe a volta, por Espanha e uma escapadela a Mérida! Pena as ruínas estarem fechadas, assim como tudo excepto uma pastelaria, que até se comeu um bom bolo (parece irreal em Espanha)! Um bom ano para ti, tu pelas terras de Viriato (Viseu, não é?). Já li um livro sobre ele mas era um pouco seca e também não era o meu estilo de literatura.
Um bom ano para ti e para os teus!
Abraços!
P.S.- Trouxe um magnífico borrego do nosso querido Alentejo e durante estes dias vou saborar um dos melhores pratos gastronómicos alentejanos!