terça-feira, abril 24, 2007

A revolução do cravo


Foi há 33 anos que a revolução de Abril amanhaceu numa manhã submersa de nevoeiro. Como diz Sophia de Mello Breyner foi a manhã que tanto ansiava!!
A primeira vez que ouvi falar da revolução foi quando a minha mãe estava a dar uma aula e perguntou aos alunos se alguém tinha nascido em 1974! Por sorte tinha nascido três anos mais tarde mas aquilo permaneceu sempre na minha cabeça... Porque era eu mais novo que uma revolução?
Não soube viver na ditadura e, por isso, estranhava a importância que atribuíam àquela data!
Porque era eu mais novo que a revolução? A minha idade nunca iria atingir a idade da revolução? Será que a revolução faz anos? Eram estas e outras perguntas que eu me intrigava... A revolução de Abril é sempre no dia 25?
O nosso 25 de Abril é o dia da revolução o "r" carregado de Manuel Alegre, o "r" emocionado de Baptistas Bastos! Afinal onde é que estavas no 25 de Abril??
Aos comandantes de Abril a emoção deve ser fortíssima! O meu sentimento para Salguiro Maia!!
O povo é quem mais ordena... mas não estará o 25 de Abril esquecido e não estarão já muitos portugueses desiludidos com Abril? Porque ganhou o Salazar? A democracia estará em crise?
Viva Abril!!

1 comentário:

Luis Leal disse...

Vinte e cinco de Abril SEMPRE! Obrigado por este texto que me faz voltar às minhas raizes...