quinta-feira, outubro 23, 2008

"Battler Britton", ou o nosso "Major Alvega"

Major Alvega é uma personagem fictícia, ás da aviação anglo-português da RAF (Royal Air Force, a Força Aérea britânica), e herói da série de banda desenhada que fez grande furor nas décadas de 1960 e 1970 em Portugal, aparecendo recorrentemente nas páginas de pequeno formato da revista juvenil "O Falcão".

No título original em inglês tratava-se de "Battler Britton - England's fighting ace of land, sea and air". Battler Britton, criado em 1956 por Mike Butterworth e Geoff Campion, foi protagonista das mais variadas aventuras, todas caracterizadas por muita acção, suspense e um toque de humor, nas quais defrontou (e venceu) alguns dos mais importantes intervenientes da Segunda Guerra Mundial: Rommel, Goering, Hitler e Mussolini.

No entanto, numa época em que a censura (ao serviço de um Estado Novo fervorosamente nacionalista) obrigava todos os heróis do género a figurarem nomes portugueses (e por consequência alguma forma de ascendência lusa), o protagonista seria rebaptizado de Major Jaime Eduardo de Cook e Alvega, um ribatejano por via paterna e inglês por via materna, que teria frequentado os passos da academia Coimbrã enquanto estudante.

Esta banda desenhada, com argumento de Garth Ennis e desenhos de Colin Wilson, editada em Portugal pela BdMania, revisita a personagem e remete-nos para o mundo da aviação da 2ª Guerra Mundial. Uma obra de qualidade que nos faz voar de "spitfire" nas nossas imaginações!

Interessante, também, é saber que Hugo Pratt deu umas "pinceladas" nas histórias desta personagem tão familiar ao universo imaginário português.

Sem comentários: