quarta-feira, novembro 26, 2008

"A Nossa Senhora da Moda"

Está na ordem do debate laico, principalmente em Espanha, a urgente e tardia retirada de elementos religiosos de instituições públicas como, por exemplo, as escolas e institutos. É claro que esta postura típica do estado laico, independente de pressões de instituições com um estado próprio dentro da cidade de Roma, está a azedar a boca a muita gente que não consegue separar as crenças religiosas do que é da esfera pública e estatal.
Não nego as minhas crenças religiosas, pois tenho-as e vivo-as como bem entendo, mas não tenho que impor o meu credo a ninguém que partilha os mesmos espaços que eu. Enfim, isto daria para uma longa dissertação e a única coisa que aqui quero salientar é, unicamente, mais um aspecto mundano que tanto gosto de tentar "imortalizar" aqui nos "senderos"... reparem nesta fotografia (de má qualidade) que tirei numa loja de roupa na cidade de Leiria. Isto sim é o futuro dos ícones religiosos, uma "Nª Sr.ª da Moda" prateada e bem acompanhada por dois espampanantes pares de botas. O Vaticano é que ainda não se apercebeu disto! Será que também termos o laicismo nas lojas? Ou simplesmente vamos entrar na onda do "Jesus is your pal!" como no filme "Dogma"? Pelo menos as imagens serão um pouco mais apelativas e não deixarão traumatizadas as crianças que vão à catequese...
Não sei se fiquei traumatizado, mas que tinha um "cagufe" que me pelava de uns quantos "Cristos" lá das igrejas da cidade onde nasci, isso sim tinha!

Sem comentários: