terça-feira, novembro 18, 2008

Teixeira dos Santos e a dor de cotovelo da EU

O nosso Ministro das Finanças foi considerado o pior entre 19 M.F. de outros tantos países da União Europeia pelo jornal “Financial Times”, segundo diversos especialistas no assunto.
Esta posição só pode ser justificada por uma valente “dor de cotovelo” dos especialistas de outros países fora do nosso rectângulo Luso.
Quem tem ouvido o Sr. Presidente da Republica Portuguesa sabe que em tempos difíceis o mais adequado é investir em inovação, tornar-se empreendedor, pois quando há crise surgem oportunidades.
Assim, Teixeira dos Santos é a prova de que aprendeu a lição e decidiu investir, inovar e ser empreendedor. Vejamos:
Foi aprovada a construção da terceira travessia sobre o Tejo. Todos a iremos pagar, mas apenas alguns usufruirão da mesma diariamente. Quem quer aproveitar o seu “investimento” deverá deslocar-se até Lisboa. Mais investimento; em combustível, portagens, alimentação e quem sabe umas comprinhas. Logo o senhor Bonifácio, residente em A. Dos Corvos, no concelho de Mértola pode contribuir duas vezes para o interesse nacional – na construção da ponte e nos custos da deslocação para usufruir da mesma. Embora não seja uma ideia 100% original demonstra vontade de investir.
Mais;
Construção e implementação do TGV. Numa época de crise, em que ninguém pode comprar bilhetes para ir até Madrid; em que nuestros ermanos atravessam uma conjuntura pior que a nossa e passam pelos mesmos problemas, é sem dúvida ser original, empreendedor neste investimento. Mas existirão sempre pessoas que podem e irão utilizar este meio de transporte, mesmo que sejam apenas 3% da população portuguesa. Inovação ao serviço de tod.. dos portugueses!
Mais;
A ligação ferroviária de alta velocidade desde Espanha até ao Porto de Sines. Aí está mais uma verdadeira inovação – decrescemos nas importações (controlo do défice, e a que custo!), diminuímos as exportações devido á crise global, mas apostamos nesta verdadeira pérola do desenvolvimento. Poderá mesmo o traçado passar pelas minas de Aljustrel (ups, vão fechar) ou por outro sítio apelativo.
O investimento de vários milhões de euros no aeroporto da Portela, mesmo quando este irá fechar, e que segundo as palavras do nosso Ministro das Finanças – será um investimento sem retorno, mas tem que ser.
Conclusão: só pode ser dor de cotovelo dos outros ministros europeus, pois originalidade no investimento, investimento inovador e empreendedor só mesmo o Sr. Ministro Das Finanças Fernando Teixeira dos Santos.

1 comentário:

Luis Leal disse...

Por acaso vejo certos investimentos públicos com grande suspeição. Também te digo que não vejo por aí nenhuma oposição digna desse nome. O "socratismo", tal como outrora o "cavaquismo", está a foder a classe média com arrogância num tom demasiado autoritário. Os tempos que vivemos são bastante sério e necessitamos de gente capaz e de menos oportunismo, caciquismo, e de uma mudança profunda na mentalidade de grande parte da classe política.
A Ferreira Leite tinha razão numa coisa, apesar de não ter moral para a referir, certas obras públicas vão contribuir para o desemprego de outros países e para a imigração ilegal, promiscua, sem direitos, que gera apenas mais mal-estar social.
Temas dificeis estes.
Quanto ao TGV, é fundamental o nosso eixo ibérico e o que hoje é tido como um luxo será, no futuro, um meio de esbatimento fronteiriço entre Portugal e Espanha. Aqui há interesse de dois países e dinheiros dos mesmos e da UE.
Eu sou totalmente pró-tgv, ou, pelo menos, uma linha de velocidade considerável entre Lisboa e Madrid.
aquele abraço