quinta-feira, outubro 21, 2010

Divagações à "Freelancer" de divagações

Com um disparador no cinto, o Homem-Aranha conseguia fazer as reportagens fotográficas das suas aventuras no combate contra o crime e vendê-las ao "Daily Buggle", gerido e editado por o seu mais acérrimo crítico, o mal-humorado J.J. Jameson.
Esta ideia soa tão infantil mas ao mesmo tempo repleta de engenho que me deixava "maravilhado" (como aquele homem de um anúncio da "Teleamizade" que já deve ter morrido!) e com o sonho de infância de poder tirar fotografias de ângulos aguerridos e de lutas acrobáticas...
A fotografia tornou-se uma imagem de marca desta personagem da Marvel ao longo dos anos e ajudou muita gente a apaixonar-se por esses engenhos que congelam à base de nitrato de prata ou, actualmente, pixeis a nossa realidade e esses ângulos que apenas podem sonhar com aventuras de capa e espada!
Outra das coisas que me vêm à cabeça, quando pego num destes cómics, são conceitos de precariedade disfarçados pelas aventuras destas personagens. Quando temos 8 ou 9 anos e lemos que o Peter Parker é "freelancer" até soa bem, não sabemos o que são recibos verdes ou contratos laborais, apenas sabemos que ele pode escalar paredes e tem a força proporcional à de uma aranha!
Bem que precisávamos de uns quantos super-heróis para pôr as coisas no sítio certo, que dessem umas quantas cargas de porrada a quem nos faz acreditar que a culpa da ganância que leva à crise é de todos e, por essa boa causa, até deixaríamos tirar fotos para a imprensa sensacionalista que nos ajuda a deixar de pensar, vendendo-nos aquilo que querem que pensemos. Até aqui somos como somos, pagamos para que nos doutrinem...

Sem comentários: