quinta-feira, outubro 21, 2010

"Homenaje a Camilo"

Para celebrar o cinquentenário a Revolução Cubana, em Cuba, foi editado um "Álbum de postales en colores" acerca da vida do herói da revolução encabeçada por Fidel Castro contra o regime, então corrupto e contestado de Fungencio Baptista.
Esta banda desenhada, em forma de caderneta de cromos, é um documento interessante quer pela história que retrata, quer pela realidade que presencia na actualidade.
Fruto do embargo sofrido em Cuba durante anos, a escassez revela-se a vários níveis, sendo o povo cubano, à força das circunstâncias, um dos que melhor sabe reciclar e viver com o pouco que se lhe permite. Este álbum é um óbvio exemplo, porque, apesar de original, os seus cromos são fotocópias a cores dos autocolantes raros e pouco acessíveis à maioria.
Pude aceder a este exemplar graças à amizade do Cajó que, em plena lua-de-mel, não se esqueceu do prazer que eu tenho ao ler bd e a descobrir o que está para além dessas histórias aos quadradinhos!
Não conhecia esta figura heróica nacional, ofuscada internacionalmente por o "Che" e por Fidel, no entanto, é um bom exemplo das lutas da época e de quão desactualizado está o regime Castrista nos dias de hoje. 
Só espero que o PCP (que tanta falta faz ao nosso país) não perca tempo a comentar este post, como comentou a atribuição do Nobel da Paz deste ano... mas como eu sei que pouca gente lê isto...
Boa noite!

2 comentários:

MAR disse...

Em Cuba, a figura de Camilo Cienfuegos não fica atrás de Castro nem do Ché. Na praça da revolução, lá está a efígie de Camilo com as palavras: vás bien Fidel.
Quanto ao Nobel, enquanto simpatizante e vontante no PCP e até potencial militante, devo dizer que discordo do apoio à repressão de um país auto-intitulado comunista (mas que é se calhar o mais ferozmente capitalista do mundo) expresso nas palavras de Bernardino Soares. Tenho pena que o PCP fale tanto da Coreia do Norte e da China e tão pouco de Cuba.

Luis Leal disse...

Sabes que o que me deixa desapontado com o PC neste aspecto (e talvez noutros), é que eu, por a sua ideologia, reconheço moral à filosofia Marxista, ao contrário de outras ideologias, filosofias, religiões que não são carne nem peixe...
E se predicamos algo não pode ser apenas no âmbito das palavras, mas sim com o exemplo.
Por isso é que a falta de democracia dentro do PS, PSD, já nem falo do CDS-PP, não afecta a forma como concebo as suas políticas, porque eles são o que são e todos, desde que não andem de olhos fechados, sabem o que "a casa gasta"!
Mas o PC, infelizmente, perde credibilidade por isso, porque o PC deveria estar acima disso. Seria nesse PC que eu acreditaria... mas não se pode deixar morrer a ideologia e com a idade temos que combater isso, não me estou a ver tornar-me "centrão"... mas nunca se sabe!
Aquele abraço,