terça-feira, novembro 16, 2010

Belo par de jarras! "Nigiri Game"

Em Okinawa, os karatekas sempre improvisaram (como em tantos outros sítios) para poderem ter o seu material de condicionamento físico. Geralmente recorriam a material do quotidiano para apetrecharem os seus dojos.
Como muitos de vocês sabem, nem que seja pelos filmes foleiros dos 80 do "Karate Kid" (em especial o II), Okinawa é uma ilha japonesa do arquipélago das Ryu Kyu onde a tradição pesqueira é (ou era) muito forte. Daí que não é de estranhar uso dos "Nigiri Game" como material de treino físico (o chamado "Hojo Hundo") para o fortalecimento dos membros superiores e, em especial as mãos, para potenciar os agarres. Como podeis reparar, os "nigiri game" são peças de olaria, com tamanhos e pesos variados (dependendo do conteúdo no interior). Apesar de não ter a certeza, é provável que fossem utilizadas as típicas jarras, ou vasos, para apanhar polvo, que tão bem conhecemos aqui na Península Ibérica.
Também eu tive de improvisar e como podeis ver, apesar da presença das gatas (que se colaram à foto!), lá consegui fazer os meus "Nigiri Game" para uso pessoal. Só há que ter uns assadores de castanhas, cimento, e fita americana (para evitar os incómodos pós). E, "voilá"! Um belo para de jarras e mais uma inutilidade para o meu tempo como diz a minha Elsa!
Vejam alguns exemplos de exercícios com o Sensei Morio Higaonna:

Sem comentários: