quinta-feira, novembro 11, 2010

"Génesis" de Robert Crumb

Muito conhecido no mundo da nona arte pela sua obra "Fritz, the Cat", ou anos mais tarde pela sua personagem no filme homónimo à obra de Harvey Peekar "American Splendor", o autor peculiar Robert Crumb prenda-nos com a sua adaptação bíblica para banda desenhada do "Génesis".
Quando comprei esta obra (bem encadernada e com capa dura), pensei encontrar na mesma o humor e a ironia que caracteriza Crumb, no entanto, longe de querer catequizar os leitores, creio que se trata de uma adaptação pessoal, sem fugir muito ao contexto literário do Antigo Testamento, quem me decepcionou à primeira leitura.
Efectivamente, foi uma obra badaladíssima nos jornais e suplementos culturais e ficou muito aquém das expectativas. O traço é o característico de Crumb, daí longe de obra prima desde esse ponto de vista, a única coisa que vejo positiva é que é uma banda desenhada que te ajuda a entender as bases de duas das crenças monoteístas mais importantes da história da humanidade, o judaísmo e o cristianismo.

Sem comentários: