domingo, outubro 03, 2021

Vendinha, 2006

Vendinha, Fevereiro/Março de 2006


Vendem-nos para aí "Novas Oportunidades", mas, para lá da Ponte do Albardão, onde dou aulas numa freguesia rural, ainda há crianças com fome. Crianças como este aluno de oito anos, que, depois de ser metido num transporte escolar, bem cedo, à porta de um monte esquecido deste Alentejo, só aconchega o estômago com o leite escolar ou com a caridade de alguma funcionária desta escola primária, onde passa o dia com a certeza inculcada disto não lhe servir para nada.
Quando aqui chego, a alegria destas oito crianças, a quem ainda não fecharam a escola (por os políticos "amarem tanto a educação") e com as quais nem sequer me atrevo a ter um gesto de afecto físico neste clima mediático de Casa Pia, não me impede cair numa certa tristeza, pelo seu (e pelo meu) futuro. Mas depressa acabo por me esquecer graças à merenda que trago no carro e que, como esta criançada, acompanho com leite escolar. Como me diz a senhora contínua, "não quer um pacotinho professor? Se aqui ficam, vão acabar por se estragar...". 

Sem comentários: