terça-feira, maio 24, 2022

Ontem...

Ontem, um conhecido meu, de origem moldava, dizia-me: "Luis, isto é culpa dos ucranianos, eles sabiam bem o que os esperava e não fizeram nada para evitá-lo! Ainda por cima estão à espera que a União Europeia os ajude na reconstrução e não vai ser assim. Acredito mais que o Putin reconstrua o que destruiu do que o Ocidente vá ajudar na reconstrução da Ucrânia".
Eu ouvia-o e sou capaz de entender o que afirma, como também tenho a certeza de ter sido a Ucrânia a vítima invadida e a vencedora moral desta guerra. Mas sei que este meu conhecido não falava de ânimo leve, pois também sofre com este horror a afectar ucranianos e russos, não fosse a sua casa, na Moldávia, a escassos quilómetros da fronteira com a Ucrânia, como ele diz: "Luis, a Ucrânia para mim está do outro lado do ribeiro...".
Penso na minha fronteira, e se me sinto irmão deste moldavo, como me sentiria se a minha Espanha e o meu Portugal estivessem a viver uma situação semelhante? Teria o meu coração mais do que partido, teria o meu coração arrancado de um corpo nascido português mas com uma alma cada vez mais espanhola.


Sem comentários: