quinta-feira, maio 11, 2006

Quem não aparece...

É este o tempo de novas visitas pela nossa terra. Com o regresso do bom tempo, do calor e dos dias ensolarados, chegam junto de nós as mais variadas especíes de aves.
A ave mais popular entre os lares alentejanos (e portugueses de forma geral) é a denominada por "Hirundo rustica", ou seja, a andorinha dos beirais.
Esta criatura faz a delicia dos mais novos, ao assistirem atentamente à "obra de criação" produzida pelas aves; a construção dos seus ninhos. A alimentação das suas crias é outra actividade cativante para todos; um momento priviligiado para assistir ao curso maravilhoso da Mãe Natureza.

Outros há, que não suportam estas pequenas criaturas que contribuem para a deterioração da pintura dos carros e das casas, para a acumulação de lixo e detritos nas ruas, etc.
Não faria sentido estar a escrever estas palavras se nada de novo houvesse para pensar ou ter em conta.
As andorinhas são aves migratórias, assim como tantas outras que têm passado pelo país e colocado metade deste cantinho Luso em alerta geral.
Os patos, gansos, frangos, pintos,... são aves com um alvo bem redondo no seu papo onde paira a ameaça da GRIPE!
É curioso constatar que ainda há poucas semanas
Pássaros, passarinhos e passaroucos
aves de rapina ,melros e cucos

eram um perigo eminente para a saude pública, os responsaveis por uma pandemia global e hoje de nada se fala.
A Gripe das Aves não se dignou a parecer em Portugal e hoje, todos vivemos em harmonia e alegria com todos os pássaros, aves e pinguíns alojados neste canto da Europa.
No que concerne à Gripe das Aves é caso para dizer:
Quem não aparece, esquece!

2 comentários:

Anónimo disse...

Es verdad hombre. Estoy contigo.

Luis Leal disse...

Há valores mais altos que se levantam, daí que convêm esquecer essa possibilidade. No entanto, não tenho opinião formada se o mais difícil está ou não ainda para vir. Um abração.