quinta-feira, julho 05, 2007

"Beetle Bailey" versão brasileira "O Recruta Zero"


Há algum tempo que não lia, nem me recordava do grande "Zero", mas ontem, após uma compra de 20 cêntimos num mercado de livros usados, voltei a divertir-me com as personagens criadas por Mort Walker nos anos 50.
É um recruta do exército americano, no quartel Camp Swampy. Caracterizado pela sua preguiça e bom-humor, Zero é implacavelmente perseguido pelo Sargento Tainha, que não admite nenhuma insubordinação. Ainda assim, “Beetle Bailey” sempre arranja uma forma de escapar à labuta. O seu lema de vida é: “Never let to tomorrow what you can do the day after tomorrow” (Nunca deixes para amanhã o que podes fazer depois de amanhã"). Outro de seus famosos aforismos é: “It´s funny how time flies when we are goofing off” ("É engraçado como o tempo voa quando a gente está de folga").
O “Zero” é um dos divertimentos favoritos dos militares norte-americanos, por sua irreverência em relação ao sistema militar e por exaltar a esperteza de um soldado raso face a seus superiores. Talvez por isso o trabalho de Walker tenha sofrido alguns maus bocados durante as guerras da Coreia e do Vietname, algumas publicações americanas, entre elas a “Stars and Stripes”, a revista oficial das Forças Armadas norte-americanas, insistiram na proibição da publicação das aventuras do “Zero”, por considerá-lo uma afronta à ordem militar.
Felizmente, este militar ainda continua no activo.

Sem comentários: