quinta-feira, julho 12, 2007

"Notas de Viaje de Ernesto CHE Guevara"


Há algum tempo que referimos, aqui neste espaço de divagações, a importância que um filme peculiar ("Diários de Motocicleta") tem para muitos de nós. Felizmente, numa das minhas últimas saídas para conhecer outras "ópticas", outros ângulos do mundo, encontrei numa grande livraria internacional o livro que originou a longa-metragem e devo dizer-vos: é muito melhor que o filme!
A grandeza destas notas dispersas reside na faceta humana do "Fuser", antes de ser "Che", que, com uma conaciência política ainda pouco marxista, analisa a realidade sul americana. Outro factor a ter em conta é o humor de episódios que não aparecem no filme... imaginem este ícone da cultura do século XX a ter "caganeira" e a "cagar" no sítio errado, a matar o cão dos anfitriões a pensar que é um felino comedor de homens...
Um livro que me dá vontade de sair e fazer o mesmo...

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo, a história de vida de Ernesto Che Guevara de La Serna realmente é inspiradora e nos impulsiona realmente a sentir vontade e querer fazer algumas daquelas loucuras...Eu sou um admirador nato do "Fuser", e uma das coisas que mais me emociona são algumas semelhanças que tenho com ele, como o fato de querer viajar por tudo o mundo, de conhecer a pobreza de perto e fazer algo para ajudar...É muito gratificante tudo isso. Neste momento estou lendo uma biografia completa dele, com quase 1000 páginas, de John Lee Anderson; é ótima e, assim como você, acho o episódio da caganeira um dos mais peculiares (rsrsrsrsrs). Mas, também inspirado nele, estou lendo os livros filosóficos-políticos de Marx, Engel, Hegel, entre tantos outros citados na sua biografia, para procurar entender o que se passava por aquela cabeça maluca dele que ninguém compreendia. Espero podermos nos tornar amigos para assim poder compartilhar informações sobre essa figura singular que inspira jovens a lutar por melhores condições de vida ainda nos dias atuais.

Cinésio Lima - cinesioc@hotmail.com

Luis Leal disse...

Caro Cinésio, é com prazer que leio o teu comentário (permite-me que te trate por tu) e que vejo que ambos temos preocupações sociais. Faz falta mantermos o sonho de uma sociedade mais justa em que nos podemos realizar como seres humanos.
À parte de direitas, centros e esquerdas, o humanismo é um bom meio para tentarmos lograr esse objectivo.
Obrigado e espero que mantenhamos contacto.