quinta-feira, julho 26, 2007

Os cinco blogs que me fazem pensar...


O meu amigo cronista Javier Figueiredo, também colaborador do espaço "Senderos" lançou-me o repto de eleger cinco blogs que me façam pensar... de facto é uma tarefa difícil mas vou tentar.
Que se note que a ordem é aleatória e quase todos os blogs abordam temáticas diferentes.

Em primeiro, e não por simpatia, nem por me ter motivado a fazer esta lista que não passa de "puntos de vista y nada más", está o blog do meu amigo "extremeño", também ele um amante da lusofonia e do ser peculiar e original "tuga", Javier Figueiredo. Neste blog leio a interpretação do mundo pela mão de um cronista comprometido com o social, para quem a esquerda é solidariedade, tolerância e um profundo espírito crítico cuja lucidez nunca poderá ser amordaçada.

http://javierfigueiredo.blogspot.com/

Segundo, também um blog de interpretação do tempo que vive, estão "abruptamente" as ideias e mundividências de José Pacheco Pereira, um "opinion maker" luso, convicto de centro-direita, com quem nem sempre me identifico, mas por quem tenho uma profunda admiração intelectual. A destacar a sua interacção com os leitores, de quem publica textos e imagens em rubricas que mostram que o prosaico também tem interesse. Eu fui colaborador com algumas fotografias nas rubricas "retratos do trabalho" e "locais onde se pode respirar". Senti-me muito honrado por ver as minhas fotografias num blog que não dispenso.

http://abrupto.blogspot.com/

Em terceiro, está um blog de um amigo da adolescência, jornalista de profissão e viajante de vocação, Jorge Neto. África, que nunca me interessou muito (confesso), tem um brilho que me chama à atenção quando o olhar atento deste amigo é partilhado na blogosfera. Esta página web é um exemplo que o ser africano, europeu, asiático, americano, ou o que seja, não tem nada que ver com genes ou cor de pele, mas sim com o enorme amor que se pode ter por a terra. No caso do Jorge, a terra por que viaja e se alimenta, como Anteu, criando "africanidades"...

http://africanidades.blogspot.com/

Em quarto lugar, com o labor e dedicação de Geraldes Lino (para mim a grande "autoridade" no mundo da nona arte em espaço português), está um blog dedicado a uma das minhas grandes paixões, a banda desenhada. Neste espaço encontro o passado, o presente e o futuro de uma arte que de menor nada tem, e que, quanto a mim, está com o ser humano desde os tempos das cavernas.

http://divulgandobd.blogspot.com/

Por último, um blog, que conheci pela rádio, numa viagem de "Expresso", há dois anos, que dá pelo nome de "Montes e Vales". Este blog, idealizado por David Monteiro, também reflecte outro dos temas que me fazem pensar e que têm muito a ver com a minha maneira de estar na vida, isto é, o ambiente, a natureza e o sonho de promover um respeito pelo que nos rodeia que culminará no que alguns chamam desenvolvimento sustentável...

http://davidmonteiro.blogspot.com/

Claro que esta lista é injusta para tantos outros blogs que leio e que creio que têm bastante qualidade, como também de espaços de pontos de vista de amigos com "Medos Meus", "Protinus Ut Moneam", "Os Verdes Anos" entre outros...

E que tal os colaboradores deste blog fazerem uma lista idêntica? Lanço-vos o repto!

Sem comentários: