quinta-feira, novembro 08, 2007

Altruísmo e nada mais...

Já há algum tempo que eu queria escrever sobre o trabalho desta minha amiga, mas ainda não era o momento adequado (principalmente porque ainda não tinha fotografias para ilustrar o "post").
Hoje o dia foi cansativo, muito trabalho académico e um ritmo um pouco acelerado misturado com um sentimento de incapacidade e insegurança (por aqui atacam-se professores com "cuchillos jamoneros" e, na Finlândia, um jovem mata a tiro os seus colegas e uma professora), apesar de não ser professor numa "zona de guerra"! Enfim, em dias de sentimentos estranhos há sempre algo que, se tivermos vontade de ver, pode ser positivo. Eis aqui onde entra a minha amiga de infância (e companheira de "peregrinações" que nunca esquecerei) Vanda Barnabé. Ela, actualmente, apesar de estar longe, em África, na costa oriental, na antiga colónia portuguesa Moçambique, tem sempre a atenção e simpatia de nos manter informados do seu dia-a-dia único e esperançoso nesta humanidade que muitos esquecem. A Vanda, enfermeira de profissão e vocação, há tempos disse para si mesma:
- Quero fazer algo mais! Algo pelos outros!
E, sem dúvida, fez, faz e acredito que continuará a fazer! Apesar do mundo moderno pensar que já não existe, a lepra continua a assolar a vida de muitos neste continente pobre e explorado desde há muitos séculos, a par da Sida e de outras doenças. O papel da minha amiga, como podem ver nas fotografias, é fundamental como enfermeira voluntária da Associação Raul Foulerau (creio que se escreve assim)quer nos cuidados de saúde, quer na prevenção.
Esta experiência, enquanto amigo, enche-me de orgulho e faz-me pensar que ainda há muito por fazer e que, se quisermos, talvez possamos fazer algo que ajude muita gente! É preciso acreditar, tentar encontrar um sentido no que fazemos e eu, enquanto educador e ser humano, para além de treinar artes marciais, para juntar ao currículo de docente (notem a ironia!) tento dar um exemplo positivo. Se sou bem sucedido ou não, não sei. Uma coisa é certa, por enquanto vou tendo a minha consciência tranquila e vejo exemplos de alunos que me dão "ganas" de tentar fazer mais e melhor.

Por isso, amiga Vanda, apesar de estares longe, obrigado pelo teu exemplo, obrigado pela tua humanidade e um grande bem-haja pelo que fazes por todos nós!

1 comentário:

Anónimo disse...

foi com lagrimas nos olhos que li o que o meu grande amigo e companheiro de peregrinações, escreveu sobre o que faço aqui em voluntariado para a associação amigos de raoul follereau em nampula, moçambique. apenas quero agradecer pela força e carinho que sinto ao ler as palavras que estão no bloog. bem hajam os que partilham esta maneira de pensar...não é fácil vir para aqui, nem é fácil viver aqui mas ganha-se tanto a nivel pessoal, profissional, religioso e humano com este povo maravilhoso...koxukhuru luís...força para o teu trabalho...bjo vanda