sexta-feira, abril 25, 2008

O Forte da Graça em Elvas


Hoje, inserido num grupo de trabalho da UEX, tive a possibilidade de visitar umas quantas fortificações abaluartadas e, sem dúvida, a que mais me impressionou foi o forte, do século XVIII, da Graça. Este forte foi mandado contruir no reinado de D. José I, sob a égide do governo do Marquês de Pombal.
Fiquei abismado com tão magnanime construção militar, com a sua simetria matemática, com a sua estrutura belicamente brilhante, baseada num pensamento estratégico inerente à raia que defende, mas, infelizmente, o seu estado de conservação está a ponto de entrar no caminho da ruína.
Este forte é de um valor incomensurável para o município, para a região, e para o país. É um crime esquecê-lo, não reabilitá-lo, ou não lhe atribuir outro papel que não esteja ligado ao lado militar.
Aqui temos duas fotos. Uma minha, actual, com poucas horas. E outra, do tempo em que ainda existiam militares, da autoria do fotógrafo Nuno Veiga, provavelmente no inicio da sua carreira.

1 comentário:

Ricardo Granjeia disse...

Desculpa tar a postar aqui este of topic, mas n tenho o teu mail. E so para te informar que podes visionar o video que apresentamos no jantar da silvia, n'Os Verdes Anos. Uma vez que tu e a elsa contribuiram com as vossas frases! Ate breve!