segunda-feira, junho 23, 2008

"Desportos, desportos há muitos, seu palhaço!"



Que emoção! Isto também é desporto! Depois da azáfama do futebol milionário, das transferências anunciadas, dos bons e dos maus resultados, dos protagonismos e das faltas de humildade da selecção de Portugal, tive a oportunidade de assistir à copa da Europa de Atletismo na cidade de Leiria.
Apesar de ser uma prova a contar mais no âmbito dos escalões e modalidades femininas, também estavam presentes grandes atletas masculinos. Nelson Évora (que tem o nome da cidade que me trouxe ao mundo!) é um deles.
Depois de várias provas, consegui aproximar-me e ver, e fotografar, bem a prova de salto em comprimento de masculinos. Simplesmente espectacular! Que ambiente! Que energia! Que força física e vigor! Que superação!
Foi nesse contexto que consegui "sacar" algumas fotos, entre elas as que vos apresento aqui, apesar da má qualidade da minha objectiva (tenho que ver se tenho possibilidades para investir numa um pouco melhor!). Sem dúvida, apesar do seu pouco valor no contexto do mundo da fotografia, foram as fotos que mais prazer me deram tirar. O desporto é isso mesmo, uma linguagem universal, como a fotografia.
Voltando aos atletas, estas figuras de topo do atletismo mundial, se não têm um patrocínio razoável e mediático, têm bastantes dificuldades na hora de conciliar a sua vida com o estatuto de alta competição que lhes é atribuído. Estes atletas, com regimes de treinos por vezes mais técnicos e exigentes que o dito "desporto rei", não são pagos a peso de ouro e dão muito mais pelo seu país que alguns que andam em bandos de 11 e são patrocinados pelas empresas mais importantes do país.
Tive o prazer de saudar o Nelson e o seu sorriso foi de gratidão pelo reconhecimento, de humildade. Espero que faça muito mais na sua carreira e que os Jogos Olímpicos também lhe reconheçam o trabalho que não é nada fácil. O mesmo desejo a todos os atletas com esta postura e mérito desportivo. A eles, um bem-haja!

2 comentários:

Anónimo disse...

The nice thing with this blog is, its very awsome when it comes to there topic.

Jorge Rosmaninho disse...

Concordo em absoluto contigo Luís. Desportos há muitos... Um abraço.