quinta-feira, outubro 16, 2008

Desafio à leitura


Publicado em 2006, ‘Gomorra’ conta como a Camorra, mais concretamente o poderoso clã Casalesi, domina a vida dos habitantes de Nápoles e a maneira suja como consegue dinheiro. O livro – que já vendeu 1,2 milhões exemplares em Itália e foi adaptado ao cinema – enfureceu a máfia, que não hesitou em ameaçá-lo de morte.
Nos últimos dias os jornais italianos noticiaram, citando informações de um arrependido, que o líder do clã Casalesi, Francesco Schiavone, já preso, deu ordem para matar o escritor de ‘Gomorra’ antes do Natal.
Saviano, que vive com escolta policial 24 horas por dia e dorme em quartéis, está farto. "Que se dane o sucesso. Quero a vida. Quero dar um passeio a pé, apanhar Sol, andar à chuva, encontrar-me com a minha mãe sem a assustar e sem ter medo", comentou o autor napolitano, de 29 anos.
Por razões óbvias, o escritor não quis adiantar para onde vai viver, mas revelou que em 2006, depois de o livro ter sido lançado, rejeitou uma proposta da polícia para viver em Nova Iorque. "Escolhi ficar aqui, mas por mais quanto tempo poderei carregar esta cruz?"

1 comentário:

Luis Leal disse...

Há já algum tempo que tenho vontade de conhecer esta obra. Isto faz-me recordar o que se passou com o Salman Rushdie há uns anos... "Os Versículos Satânicos" incomodaram o mundo islâmico!
Um abraço e obrigado pela sugestão.