23/II/2025: Três traseiros diferentes, a mesma cadeirinha, a mesma velha bicicleta e o mesmo burro de carga... Já dizia Giuseppe Tomasi di Lampedusa: "Se queremos que tudo continue como está, é necessário que tudo mude.". Todos os dias estou a mudar, mas quero que, na essência, todos continuemos como estamos: com saúde e a dar valor a tudo o que andar de bicicleta nos transmite. (Penso em paz e pão partilhado ao ar livre numa mesa de gente justa... Mantenho essa esperança que tem tanto de geopolítica como de dignidade para todos, desde o ultramilionário famoso ao miserável ignoto, pois pelo meio parece que já só mesmo a bicicleta se equilibra...).
domingo, fevereiro 23, 2025
Tres traseros diferentes...
23/II/2025: Tres traseros diferentes, la misma sillita, la misma vieja bicicleta y el mismo burro de carga... Ya lo decía Giuseppe Tomasi di Lampedusa: "Si queremos que todo siga como está, es necesario que todo cambie.". Todos los días estoy cambiando, pero quiero que, en esencia, todos sigamos como estamos: con salud y valorando todo lo que montar en bicicleta nos transmite. (Pienso en paz y pan compartido al aire libre en una mesa de gente justa... Mantengo esa esperanza que tiene tanto de geopolítica como de dignidad para todos, desde el ultramilionário famoso hasta el miserable ignoto, porque por el medio parece que solo ya la bicicleta se equilibra...).
sábado, fevereiro 22, 2025
sexta-feira, fevereiro 21, 2025
quinta-feira, fevereiro 20, 2025
Em democracia...
20/II/2025: Em democracia, o desleixo, o desmazelo individual e colectivo, é um dos degraus decisivos em direção à ditadura. No entanto, este facto, que é dissecado pelo intelectual como uma aliteração ou espírito da época, para o cidadão comum é uma realidade repleta de revolta ou amodorrada resignação. Não sei se há rigor nesta observação, mas sabemos que sem rigor não há critério e proliferam (convenientemente) cretinos.
20/II/2025: En democracia, la dejadez, el descuido individual y colectivo, es uno de los escalones decisivos hacia la dictadura. Sin embargo, este hecho, que es diseccionado por el intelectual como una aliteración o espíritu de la época, para el ciudadano común es una realidad repleta de revuelta o amodorrada resignación. No sé si hay rigor en esta observación, pero sabemos que sin rigor no hay criterio y proliferan (convenientemente) los cretinos.
quarta-feira, fevereiro 19, 2025
Cuando habita más que una lengua en ti...
Cuando habita más que una lengua en ti, te sueles preguntar cuál es la que usas para rezar. Yo jamás he dudado, incluso habiéndome arrodillado en oraciones que buscaban consuelo en otros idiomas. No lo hago para honrar a Dios (Él no necesita de alabanzas políglotas), lo hago por mi madre, por esa lengua que me dió a través de sus creencias y que sigue alimentando mis inmensas dudas y mis escasas certezas. Ella merece que me dirija a algo más grande que mi propio pensamiento en ese portugués infantil que solía grabarme en viejas cintas diciendo:
"Anjinho da guarda,
minha santa companhia,
guardai a minha alma
de noite e de dia."
Quando habita mais do que uma língua em ti, costumas perguntar-te qual é a que usas para rezar. Eu nunca tive dúvidas, mesmo tendo-me ajoelhado em orações que buscavam consolo noutros idiomas. Não o faço para honrar Deus (Ele não precisa de louvores poliglotas), faço-o pela minha mãe, por essa língua que me deu através das suas crenças e que continua a alimentar as minhas imensas dúvidas e as minhas escassas certezas. Ela merece que eu me dirija a algo maior do que o meu próprio pensamento nesse português infantil em que costumava gravar-me em velhas cassetes a dizer:
"Anjinho da guarda,
minha santa companhia,
guardai a minha alma
de noite e de dia."
terça-feira, fevereiro 18, 2025
O bom senso de Tolentino
18/II/2025 - José Tolentino Mendonça, sempre com bom senso, escreveu: "O bom senso de reconhecer os limites e saber esperar com delicadeza o momento justo. O bom senso da escuta. O bom senso da palavra refletida. O bom senso de conservar o humor." Eu apenas sublinhei e senti a necessidade de o traduzir para espanhol.
18/02/2025- José Tolentino Mendonça, siempre con sentido común, escribió: "El sentido común de reconocer los límites y saber esperar con delicadeza el momento justo. El sentido común de la escucha. El sentido común de la palabra reflexiva. El sentido común de conservar el humor." Yo solo subrayé y sentí la necesidad de traducirlo al español.
segunda-feira, fevereiro 17, 2025
Un aforismo de Ramón Eder
Característico de una época explosiva es el fragmento.
Ramón Eder
Aire de comedia (2015)
segunda-feira, fevereiro 10, 2025
Deep Seek
10/II/2025: Tenho muita curiosidade em relação às IA. Se se lembram, comecei a dialogar há algum tempo com o Chat GPT, mas confesso que tenho tido mais gosto em conhecer o Deep Seek. Antes da euforia ou do medo, o meu pensamento precisa de conhecer, de perguntar... E, não vos minto, acho interessantíssimas algunas respostas desta IA aparentemente mais equilibrada (e não fosse oriunda da civilização de Lao Tsé).
Tengo mucha curiosidad respecto a las IA. Si os acordáis, empecé a dialogar hace algún tiempo con el Chat GPT, pero confieso que he tenido más gusto en conocer el Deep Seek. Antes de la euforia o del miedo, mi pensamiento necesita conocer, preguntar... Y, no os miento, encuentro fascinantes algunas respuestas de esta IA, aparentemente más equilibrada (y no fuera originaria de la civilización de Lao Tsé).
Profundo silêncio
Profundo silêncio,
o olhar adentra-se
no vazio.
Profundo silencio,
La mirada se adentra
en el vacío.
domingo, fevereiro 09, 2025
"O hábito é difícil de vencer" - Luis Leal (in "Sin pelos en la lengua", nº1, 2023, pp.14-15)
O “hábito” vai para além da adjetivação e da simples repetição. Merece que lhe prestemos atenção, pois é um “sinal distintivo” e quase sempre é algo muito difícil de vencer.
sexta-feira, fevereiro 07, 2025
Uma fotografia de Jan Saudek
Música de Dilermando Reis
Matthew Marshall interpreta a peça Alma apaixonada, do violonista e compositor brasileiro Dilermando Reis (1916 - 1977)
Subscrever:
Mensagens (Atom)