quinta-feira, outubro 19, 2006

O meu 2º grande português


Quando me refiro a segundo não significa que o primeiro seja mais importante que o terceiro ou que o quinto seja pior que o primeiro. À medida que os for colocando vou, de facto, procedendo à sua ordenação aleatória.
Muitos de nós provavelmente já ouviram falar de Schindler devido ao facto de terem visto o filme de Spielberg "A Lista de Schindler" (Devo acrescentar um dos filnes da minha vida e dificilmente imitável). Acontece que Oscar Schindler salvou centenas de judeus das câmaras de gás nomeadamente de Aushvitz ou de Birkenau (Espero que me corrijam se é assim que se escreve(Obrigado Luís)). Porém também nós temos o privilégio de ter entre nós um português que procedeu do mesmo modo que Schindler, falo claramente de Aristide Sousa Mendes. O nosso cônsul de Paris "carimbou" inúmeros vistos a judeus a fim de lhes salvar a vida. A sétima arte ficou um pouco indiferente, porém, cabe a nós realçar este feito notável.
Aristides Sousa Mendes foi uma personagem marcante de muitas vidas e tal como a Schindler estão profundamente agradecidas!

1 comentário:

Luis Leal disse...

Se me permites é "Birkenau", esse antro que a história gerou! Concordo em pleno! Pena que Portugal não se lembra dos seus grandes seres humanos!