terça-feira, outubro 24, 2006

A terceira grande portuguesa


"Camiñando se hace el camiño" já dizia o meu professor de Pedagogia Geral já lá vão muitos anos e aquela frase sempre me ficou no ouvido! (Luís peço-te que descubras quem foi o autor não tenho a certeza mas acho que foi o Espinoza. Corrige-me!)
Bem continuando a nossa caminhada considero ser pertinente divulgar o nome de uma grande portuguesa que, na minha opinião, orgulha-nos a todos.
Para mim Sophia de Mello Breyner Andresen devido à sua grande obra e coragem política no combate ao Estado Novo é uma portuguesa que merece este lugar de destaque.
Não vou aqui estar a divulgar a sua biografia nem a sua obra poética pois basta um clique no google para terem acesso a essa informação! Porém não podia deixar de exprimir um dos poemas que mais gostei aquando dos meus tempos de escola. Foi nos tempos imemoráveis da escola primária que um poema de Sophia de Mello Breyner foi recitado em plena aula. Gostei muito e apesar de não ser muito assíduo às leituras poéticas foi com Sophia que aprendi a gostar ainda mais!
Vou terminar pondo à disponibilidade do leitor um dos grandes poemas...

Mar, metade da minha alma é feita de maresia
Pois é pela mesma inquietação e nostalgia,
Que há no vasto clamor da maré cheia,
Que nunca nenhum bem me satisfez.
E é porque as tuas ondas desfeitas pela areia
Mais fortes se levantam outra vez,
Que após cada queda caminho para a vida,
Por uma nova ilusão entontecida.

E se vou dizendo aos astros o meu mal
É porque também tu revoltado e teatral
Fazes soar a tua dor pelas alturas.
E se antes de tudo odeio e fujo
O que é impuro, profano e sujo,
É só porque as tuas ondas são puras

2 comentários:

Luis Leal disse...

Amigo, não sei de quem é a citação, mas creio piamente nela! Também sou um apaixonado por Sophia! Há tão pouco tempo que ela nos deixou... mas os seus poemas ecoarão para sempre no nosso universo, no nosso lirismo pessoal e transmissivel!
Obrigado Ricardo!

o sibilo da serpente disse...

Foi o poeta António Machado, espanhol, de Soria.