quarta-feira, setembro 24, 2008

Apenas um Poema

Saberás que não te amo e que te amo
posto que de dois modos é a vida,
a palavra é uma asa do silêncio,
o fogo tem uma metade de frio.


Eu amo-te para começar a amar-te,
para recomeçar o infinito
e para não deixar de amar-te nunca:
por isso não te amo ainda.


Amo-te e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desafortunado.


Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso amo-te quando não te amo,
e por isso amo-te quando te amo.

Pablo Neruda

4 comentários:

Luis Leal disse...

Já o Almeida Garrett dizia:

Não te Amo

Não te amo, quero-te: o amor vem d'alma.
E eu n 'alma – tenho a calma,
A calma – do jazigo.
Ai! não te amo, não.
Não te amo, quero-te: o amor é vida.
E a vida – nem sentida
A trago eu já comigo.
Ai, não te amo, não!

Ai! não te amo, não; e só te quero
De um querer bruto e fero
Que o sangue me devora,
Não chega ao coração.

Não te amo. És bela; e eu não te amo, ó bela.
Quem ama a aziaga estrela
Que lhe luz na má hora
Da sua perdição?

E quero-te, e não te amo, que é forçado,
De mau, feitiço azado
Este indigno furor.
Mas oh! não te amo, não.

E infame sou, porque te quero; e tanto
Que de mim tenho espanto,
De ti medo e terror...
Mas amar!... não te amo, não.
Almeida Garrett

Pedro L. Cuadrado disse...

Confesso que gosto mais do poema de Garrett...

Anónimo disse...

Obrigado!
Acho que já não sei viver sem ti! adoro.te

Anónimo disse...

Há coisas que não somos capazes de explicar. mas há coisas que não podemos deixar de procurar o significado. o valor que cada um de nós tem, é fundamental para nos sentirmos bem connosco e com os outros. Mostra quem tu és e que não estás bem. Vais ver que as coisas irão tomar um outro rumo... cuida-te e faz com que fassam boa figura contigo. Adoro.te