segunda-feira, janeiro 18, 2010

Então, boa tarde e obrigado


A segurança é um tema que tem sido amplamente debatido em todas as suas formas, áreas e pessoas a quem toca.
Neste caso especifico, refiro-me à segurança rodoviária, particularmente ao transporte de crianças.
Uma vez que sou docente (palavra bonita para pessoa enxovalhada que tenta ensinar/ educar crianças e jovens) e que tenho que sair da escola por diversos motivos com os alunos, preocupo-me em seguir a legislação em vigor, cumprir com as minhas obrigações e não atentar involuntariamente contra a segurança das crianças.
Como tal, resolvi ler a legislação em vigor, tirar algumas dúvidas com alguns amigos e seguir tudo (tim-tim por ti..) à risca. Contudo, pareceu-me um pouco confusa, com algumas nuances difíceis de perceber a quem se dirigiam, e resolvi fazer o que me pareceu mais sensato: dirigi-me às autoridades competentes para ver as minhas dúvidas esclarecidas.


Na GNR esclareceram-me as dúvidas, explicando-me que as coisas são simples e não tão “rebuscadas” como aparece em Decreto-Lei.
Pensei, em princípio já não sou entalado pela UNT (antiga BT), mas, e a PSP???
Dirigi-me à esquadra ou secção (não sei a designação oficial) de trânsito, onde encetei o seguinte diálogo, o cerne da questão que me leva a partilha-lo com todos os que se dignem a ler este bonito post :


GM (eu) – Bom dia, gostaria, se possível que me esclareça algumas dúvidas sobre o transporte de crianças.
Sr. PSP – Sim… diga.
GM – Bem, eu gostaria que me explicasse os requisitos para o transporte de crianças em carrinhas de 9 lugares.
Sr. PSP – Epá, você tem que ver a legislação! Se for eu a dizer-lhe tenho que a consultar, e tenho outras coisas a fazer!
Lá expliquei que era professor, que tinha que transportar crianças, que a legislação era um pouco ambígua em certas coisas…
Sr. PSP – Bem, você devia ir ao IMTT, antiga DGV, porque eles lá é que sabem disso, é de lá é que agente sabe as normas, aqui não temos essa informação bem sabida para lhe explicar.
(Esquadra de Trânsito!!!!!!!!)
Sr. Psp – ou então se não lhe der jeito, passe cá à tarde que está cá o chefe (qualquer coisa) que ele é que gosta dessas coisas de legislação e tem aí um granda calhamaço com isso tudo, ele é que é capaz de o esclarecer.


Fico a pensar, ainda bem que pagamos impostos, que se dá formação às forças de segurança, que se previne antes de autuar, que se pensa na segurança de quem se transporta, que se esclarecem os cidadãos que querem ser cumpridores e que temos profissionais de polícia competentes!
E perante tal, apenas consegui responder:


GM - Então, boa tarde e obrigado!

1 comentário:

Luis Leal disse...

Realmente é uma conversa que seria digna de um squetch cómico dos Monty Python ou dos Gato Fedorento, mas como é real dá mais vontade de "sei lá o quê"... dá-me muito trabalho a escrever, talvez mais tarde quando perguntar a alguém a sua opinião...
E como dizia o Carlos Pinto Coelho e assim "acontece".
Aquele abraço.