quarta-feira, maio 12, 2010

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria..." Já o dizia Borges



Sem qualquer tipo de pretensões, poderia fazer minhas as palavras de Jorge Luis Borges, mas talvez substituísse livraria por biblioteca, pelo seu valor (pelo menos assim deveria ser) de serviço público.
Sempre que posso, gosto de visitar a minha livraria favorita (apesar de me perder em qualquer FNAC, o preço da globalização), a "Arquivo", em Leiria. E assim foi, no passado Sábado, por entre gotas estranhas de chuva fria de Maio, que me abriguei naquele porto de comércio livreiro e encontrei umas quantas pérolas em tempo de crise.
A crise tem destas coisas, ataca as economias de muitos (a mim a partir de Junho, vou ver o meu ordenado reduzido em 5% para bem dos pecados de uns quantos), mas por vezes faz com que, na ânsia de fazer circular dinheiro, alguns bens baixem consideravelmente o seu preço. Vejam bem o caso destes dois livros que foram equivalentes ao preço de três bicas e que felizmente estavam à minha espera para serem lidos... Vamos lá ver se a partir de Junho posso ter estes caprichos... Ai, "Señor Zapatero"!
Enfim, partilho convosco as minhas duas aquisições:
1º "Espaces, Migrations et Communication" de Antº Branquinho Pequeno, edição bilingue, sobre a sociedade portuguesa de origem e a sociedade francesa que a acolheu a partir dos anos 60. Sem dúvida, uma perspectiva antropológica que me ajuda melhor a entender o fenómeno português além fronteiras;
2º Não menos importante, "Portugal visto pela Espanha" de Ana Vicente e de uma das minhas editoras preferidas, a Assírio&Alvim. Trata-se de uma obra que reúne correspondência diplomática desde o final da Guerra Civil Epanhola até ao início de 1960. A destacar os capítulos dedicados às problemáticas das "Fronteiras Luso-Espanholas", de "Olivença" e "As Relações Luso-Brasileiras vistas por os Espanhóis".
Poder-se-ia pensar que estamos perante livros muito antigos, mas na verdade têm apenas um par de anos e são bastante pertinentes nas suas temáticas e abordagens. Epá, apesar das notícias de hoje, fiquei mesmo contente por me ter cruzado com estas páginas!


Sem comentários: