segunda-feira, julho 19, 2010

"Blindness"

Nunca terminei a obra de Saramago (prometi há uns dias redimir-me), não passei as primeiras três dezenas de páginas... deixou-me deprimido e não voltei a abrir o livro (que por acaso até nem era meu e voltou ao legítimo dono).
Hoje, apesar do cepticismo, visionei este filme digno de figurar na história da sétima arte (tal como a obra do Nobel português figurará na respectiva história da literatura) e fiquei com um sensação de que mais que um ensaio sobre a ausência de um sentido, é um ensaio sobre a natureza amoral e primitiva do ser-humano... graças a interpretações de alto nível, um tanto ou quanto desapercebidas pela crítica.
Pouco a pouco, lá me estou a redimir para com Saramago.

2 comentários:

MAR disse...

Concordo que foi um filme muito, mas mesmo muito, esquecido pela crítica. Não se encontram falhas. Excelente realização, a fotografia com um arrojo e coerência fantástica e grandes desempenhos dos actores.
Dica: lê "A Estrada" de Cormac McCarthy e depois vê o filme e diz qualquer coisa.
Um abraço.

Luis Leal disse...

Já li qualquer coisa sobre isso (na "premiere" espanhola, se não me engano!). Fica registado! Obrigado amigo!